maio 18

O ministro da Indústria e Energia, Roberto kreimerman, admitiu que o país – que optou pelo padrão europeu DVB – pode vir, sim, a trocar para o padrão nipo-brasileiro, o ISDB-T, caso a proposta do governo brasileiro seja favorável aos interesses do Uruguai, sem no entanto, detalhar quais itens podem ‘pesar’ nessa troca. O país é o único do cone sul a ter optado pelo DVB.

O presidente do Uruguai, José Mujica, já tinha sinalizado, há semanas, a possibilidade de fazer a troca de padrões, num encontro com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. “Estamos dispostos, sim, a estudar a proposta do governo brasileiro”, assumiu o ministro da Indústria e Energia.

Kreimerman admitiu, segundo reportagem do portal NextTV Latam, que o fato de o Uruguai ter ficado como o único país do cone sul a adotar o DVB – Argentina e Chile adotaram o ISDB-T – pode, sim, causar problemas mais à frente no projeto de digitalização da televisão do país.

O padrão DVB foi escolhido pelo Uruguai, Colômbia e Panamá. Já o padrão norte-americano, o ATSC, foi o adotado no México, El Salvador e Honduras. O padrão nipo-brasileiro – SBTVD- está sendo adotado na Argentina, Brasil, Chile, Perú, Equador, Venezuela e Costa Rica.

Fonte: Convergência Digital

Comments are closed.

preload preload preload