Mar 10

Luz no fim do túnel para que Brasília não fique excluída da TV digital em 2009. A Associação dos Veículos de Comunicação do Distrito Federal (Avec-DF) está negociando com a Câmara dos Deputados a instalação de transmissores de baixa potência na antena da TV Câmara, no Grande Colorado, área que abrigará a nova torre de TV digital de Brasília, mas que só ficará pronta em 2010.

“Fizemos a solicitação na sexta-feira e o presidente Michel Temer deferiu, mas pediu um parecer técnico”, afirma Flávio Lara Resende, presidente da Avec. Se tudo der certo, serão necessárias adaptações no local e compra de equipamentos, o que levará, no mínimo, 60 dias, segundo Flávio Resende. Ou seja, é impossível estrear o sinal digital na capital federal no aniversário de 49 anos da cidade como programado inicialmente.“Em 21 de abril? Sem chance. Tem que cabear, mudar gerador. O mais provável é que o sinal digital esteja disponível no fim do primeiro semestre”, explica.

Antônio Berbel, diretor de engenharia da TV Globo em Brasília, disse que a emissora ainda está trabalhando com a data de 21 de abril para a estreia da TV digital, mas reconhece que é difícil cumprir essa meta. “Várias emissoras já compraram os equipamentos.

Na Globo, o que eu podia fazer já foi feito. É muito difícil, realmente, entrar com o sinal em 21 de abril. Mas para maio acho que é possível”, explica. Segundo Luciano de Melo, gerente técnico da TV Brasília, a emissora participa das negociações e aguarda definições de local para que possa iniciar as transmissões. “Além dos estudos técnicos, quem administra a torre é um consórcio: TV Câmara, TV Senado e TV Justiça. Mas acho que com a autorização do Michel Temer, não haverá empecilho”, diz. Sérgio Chacon, diretor-geral de Secretaria de Comunicação da Câmara tem o mesmo entendimento. “As outras emissoras estão sendo consultadas, mas do ponto de vista político, acredito não há impedimento. A área técnica tem que analisar se a proposta é viável e quantas antenas podem funcionar lá, se não vai ter interferência de sinal”, observa.

Fonte: Correio Web



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload