jun 11

Empresários e técnicos brasileiros vão apresentar o padrão nipo-brasileiro de TV digital a outros países da África a partir do dia 6 de julho. Eles vão fazer parte da comitiva oficial do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que visitará a Guiné Equatorial, E Zaire, além da Tanzânia, Zâmbia e África do Sul, para tratar de diversos assuntos, inclusive da TV digital.

A demonstração das vantagens do padrão nipo-brasileiro de TV digital será agora embasada com os testes realizados no dia 31 de maio nos países da África Austral (Angola, Botsuana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Ilhas Maurício, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue). “Nosso objetivo é atingir também os países da África Ocidental, Oriental e Central”, disse o assessor especial da Casa Civil, André Barbosa.

Segundo Barbosa, os testes provaram que é possível implantar o padrão adotado no Brasil em 6 MHz também em 8 MHz, faixa utilizada nos países da África. Com a África do Sul, Zâmbia e Tanzânia, que já testaram o padrão, o objetivo é avançar nas negociações, estabelecer parcerias e acordos bilaterais.

No dia 12 de maio, os ministros de comunicações dos países da África Austral reunidos em Luanda decidiram testar todos os padrões de TV digital existentes no mundo, antes de definir qual deles será adotado em seus países. A decisão foi considerada uma vitória para o sistema nipo-brasileiro de TV digital, uma vez que a tendência era de que esses países adotassem o sistema europeu (DVB), como determinava a convenção de Genebra nº 6.

Além do Brasil e Japão, sete países já adotaram oficialmente o padrão nipo-brasileiro de TV Digital: Argentina, Chile, Peru, Venezuela, Costa Rica, Equador e Paraguai.

Fonte: Tela Viva

Comments are closed.

preload preload preload