jun 03

O módulo técnico do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital prepara um estudo sobre os diferentes formatos de compressão e distribuição de conteúdo 3D. A ideia é criar uma norma para padronizar as transmissões em 3D no Brasil. Por enquanto, o estudo está em fase de levantamento dos modelos existentes, sendo que a decisão final deve ser levada para decisão do comitê gestor da entidade.

Há um “padrão de fato” no Brasil, que é a transmissão de imagens lado a lado. A RedeTV! está transmitindo neste formato, alegando que é o formato aceito pelos televisores 3D disponíveis no mercado. Toda a grade do canal está sendo transmitida em 3D no sinal digital, na programação SD. Parte do conteúdo da emissora é convertido para 3D via software. Contudo, todos os programas ao vivo do canal, como “Manhã Maior” e “Superpop”, já estão sendo captados com o uso de câmeras 3D.

Uma questão ainda em estudo é como manter a qualidade do conteúdo na transmissão 3D em alta definição. Hoje a TV aberta transmite em alta definição a 16 Mbps. Com a mesma qualidade de compressão, não seria possível transmitir dois conteúdos (necessário no 3D, sendo uma programação para cada câmera) em uma frequência de 6MHz.

Fonte: Tela Viva

Comments are closed.

preload preload preload