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UCB, Ipea e Socicom lançam o 2° Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil

O Panorama da Comunicação e das Telecomunicações no Brasil 2011/2012 é resultado da parceria entre o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas de Comunicação (Socicom). Organizada por Daniel Castro, assessor-chefe de Imprensa e Comunicação do Ipea, e José Marques de Melo, presidente da Socicom, a segunda edição da obra será lançada em coletiva pública nesta sexta-feira, dia 30, às 14h, na Universidade Católica de Brasília no Campus da Asa Norte (916N), sala B-203 (2°andar). É necessária a confirmação de presença, enviando nome, instituição e contatos para: eventos@ipea.gov.br.

Os quatro volumes somam mais de 1.200 páginas, escritas por mais de 70 colaboradores ao todo. Entre os autores, estão mestres e doutores de várias partes do País selecionados por meio de chamada pública para participar da pesquisa. Tendências é o tema do último volume, que engloba a indústria criativa e de conteúdos digitais, avanços no campo público da Televisão Digital, tendências profissionais e ocupacionais para a área de Comunicação no país, e regulação na comunicação e telecomunicação brasileiras.

Confira a programação do lançamento:

14h – 14h30 – Abertura

  • Prof. Dr. João José Curvello, coordenador do Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Daniel Castro, assessor-chefe de Imprensa e Comunicação do Ipea
  • Marcio Wohlers, assessor técnico da Presidência do Ipea

14h30 às 16h – Tendências

Indústrias Criativas e de Conteúdos Digitais

  • Alexandre Kieling, bolsista do Ipea

Serviços, Aplicativos e Conteúdos Digitais Multiplataformas – Avanços no Campo Público de Televisão Digital

  • Cosette Castro, bolsista do Ipea

Ocupações Técnico-Científicas no Setor de Telecomunicações: Considerações sobre sua intensidade e sobre a oferta de mão de obra qualificada

  • Rodrigo Abdalla Filgueiras de Sousa

Tv por Assinatura e Regulação: Desafio à Competitividade e ao Estímulo à Produção Local

  • João Maria de Oliveira

16h – 16h30 – Intervalo

16h30 às 18h – Reflexões sobre Comunicação

A Face Única da Moeda: A Cobertura Midiática das Reuniões do Copom

  • Pedro Cavalcanti

O Assessor como Bricoleur e as Urgências da Comunicação Pública

  • Allex Medrado
  • Fernanda Carneiro

Canal Direto com a Sociedade como Estratégia de Comunicação Pública

  • Mirlene Bezerra

Governo Eletrônico e Soberania Cultural

  • Federico Vázquez

Os gastos com publicidade pelo poder público serão realmente públicos?

  • Mariana Resende

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