Fonte: Convergência Digital
Indústria precisa reclamar menos e produzir mais
Definição sobre capacidade para IPTV é obstáculo na implementação do Ginga
Segundo fontes bem posicionadas, uma discussão sobre a habilitação ou não da funcionalidade de IPTV (transmissão de vídeo pela rede de dados) estaria atrasando a adoção da norma do Ginga.
Uma parte dos membros do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, encabeçada por radiodifusores, é a favor da implantação imediata da funcionalidade total, que permitiria, por exemplo, que as emissoras inserissem vídeos (de conteúdo ou publicidade) nas aplicações interativas da TV digital. Isso possibilitaria, por exemplo, novas possibilidades comerciais, ou ainda enriquecer o próprio conteúdo com replays ou opções de posição de câmera.
Por outro lado, há uma posição contrária, sobretudo dos fabricantes de televisores, que com o IPTV teriam que colocar mais memória e armazenamento nas televisões, encarecendo o produto.
A norma publicada pelo Fórum SBTVD permite que seja adotado, em um primeiro momento, um perfil 1.0 do middleware, que não contaria com todos os recursos. Um observador que acompanha de perto as discussões aposta que dois modelos devem vingar, com receptores mais modestos e outros mais sofisticados, destinados a diferentes perfis de público. Segundo esta fonte, os radiodifusores “vendem” no Fórum SBTVD que terão conteúdos atrativos para o middleware completo já na Copa 2010. Mesmo os fabricantes que compraram o argumento ainda estariam relutantes por conta do aumento dos custos, que colocaria seus produtos em desvantagens competitivas com os modelos mais populares.
Contudo, há no Fórum SBTVD um esforço para que o imbróglio se resolva rapidamente. O temor é que a adoção do middleware Ginga aconteça de fato na Argentina antes mesmo de sua popularização no Brasil, por conta da produção local.
Campanha
Na próxima segunda-feira, dia 8, acontece a primeira reunião do Fórum SBTVD de 2010. Está na pauta a discussão de uma campanha para divulgar a interatividade e, possivelmente, seus diferentes perfis (versão 1.0 ou a versão plena).
Fonte: Tela Viva
CTIC abre chamada pública para desenvolvedores
O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) anuncia um chamamento público para que grupos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias digitais de informação e comunicação apresentem propostas de projetos em tecnologia e soluções para suporte a conteúdos digitais aplicados ao Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).
As propostas, que serão recebidas até o dia 28/2, devem focar, sobretudo, de acordo com a RNP, responsável pelo CTIC, a formação do arcabouço tecnológico para a confecção e o processamento avançados de conteúdos digitais no SBTVD, tais como distribuição e armazenamento, entre outros.
A proponente deverá ser uma Instituição de Ensino Superior ou de Pesquisa, pública ou privada, sem fins lucrativos, cujos pesquisadores e grupos de pesquisa sejam capazes de trabalhar em ambiente de operação em rede. Os projetos submetidos à pré-seleção devem ter orçamento máximo de R$ 150.000,00 cada, com prazo de realização entre 12 e 18 meses.
O CTIC (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação) foi criado com o objetivo principal de apoiar o
desenvolvimento de competência nacional para inovação em comunicações digitais, em especial para a TV digital aberta. A gestão do CTIC está sob a responsabilidade da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa).
As propostas de projetos devem ser redigidas em folha A4, coluna simples e espaçamento também simples, com limite de 4 páginas por proposta, em fonte tamanho 11 pontos. O documento final, em formato PDF, deve ser encaminhado para avaliação eletrônica através do endereço https://jems.sbc.org.br/ctic.
Em junho do ano passado, o governo Lula, depois de mais de 10 meses de espera pelo mercado, lançou o Programa de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, o ProTIC. O programa surgiu para viabilizar projetos nacionais voltados para a cadeia de negócios ligada ao Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre.
Fonte: Convergência Digital
Assista AO VIVO Campus Party Brasil
Assista AO VIVO o que está acontecendo no Campus Party Brasil.
Equipe da UFPB no Campus Party 2010
A equipe da UFPB participará todos os dias do Campus Party 2010 (https://www.campus-party.com.br) que será realizado em São Paulo entre os dias 25 e 31 de janeiro. Estarão presentes no stand do MCT (Ministério da Ciência e Tecnologia) demonstrando aplicações Ginga e explicando melhor o funcionamento dos projetos hospedados em https://dev.openginga.org. Além disso, também serão ministradas palestras, oficinas e encontro com a comunidade. Até o momento temos a confirmação dos seguintes eventos:
Todos os dias – 26,27,28,29,30,31 de janeiro
Demo: Demonstrações de Aplicações Ginga
Ministrante: Equipe da UFPB, PUC-Rio e DataPrev
Local: Stand MCT na área Expo
Terça 26/01
18:00 – 19:00
Tv Digital – Construindo Interatividade com Ginga
Ministrante: Edson Castilhos
Local: Palco Software Livre
22:00 – 23:00
TV Digital e Jornalismo
Ministrante: Eduardo Pellanda e André Pase
Local: Palco Software Livre
Quarta 27/01
10:00 – 12:00
Mini-curso: Acessibilidade em TV Digital
Ministrante: a definir
Local: Stand MCT na área Expo
12:00 – 14:00
Tutorial: Ginga Live CD
Ministrante: Equipe PUC-Rio
Local: Stand MCT na área Expo
14:00 – 16:00
Oficina: Hands-On Ginga, criando aplicações NCL
Ministrante: Equipe PUC-Rio
Local: Stand MCT na área Expo
17:00 – 18:00
Oficina: Hands-On Ginga, criando aplicações NCLua
Ministrante: Equipe PUC-Rio
Local: Stand MCT na área Expo
Quinta – 28/01
10:00 – 13:00
Oficina: Hands-On Ginga, criando aplicações Ginga-J
Ministrante: Raoni Kulesza e Jefferson Lima
Local: Stand MCT na área Expo
16:00 – 20:00
Oficina: Hands-On Ginga, Programação de Middleware para TVD
Ministrante: Raoni Kulesza, Jefferson Lima, Álan Lívio e Vítor Baptista
Local: Stand MCT na área Expo
Sexta – 29/01
16:00 – 20:00
Encontro comunidade Ginga – Próximos passos, projetos e colaboração
Ministrante: Equipe da PUC-Rio e UFPB
Local: área de Barcamp
Skype está chegando em TVs
Se o modelo de TV conectada, ou broadband TV, já se apresentava como uma nova opção de distribuição de conteúdos online, agora este tipo de plataforma também promete ser a plataforma de comunicação. A Skype anunciou parceria com a LG e com a Panasonic para o desenvolvimento de televisores capazes de realizar videoconferências por meio da plataforma Skype, hoje disponível em computadores e celulares. Com isso, a conexão de voz e imagem realizada pelo Skype poderá ser desfrutada dos televisores que terão esta tecnologia.
Já existem no Brasil alguns modelos de TV conectadas, que têm a possibilidade de acesso a conteúdos de Internet. O tema é polêmico pois os provedores tradicionais de conteúdos temem que haja interferência destes novos serviços oferecidos pelo televisor sobre a programação tradicional da TV. O assunto é tema de reportagem da revista TELETIME de outubro, já disponível no site (https://101.gs/6mfam9k)
Fonte: Tela Viva
Como isso vai acontecer?
Essas TVs tem sido testadas em nossos laboratórios de Tallin, na Estônia, por nosso time de engenheiros, para garantir que tudo vai funcionar em perfeita harmonia. E, uma vez que você tenha a sua TV com Skype integrado, tudo o que você tem que fazer é arrumar uma webcam adequada da sua loja Skype.
As webcams incluem microfones especialmente projetados que permitem que você faça chamadas do conforto do seu sofá, sem ter que gritar ou se aproximar da TV. E as TVs da Panasonic e LG vão permitir que você faça chamadas de vídeo em HD, alta definição – em breve você vai saber mais sobre isso.
O que você Precisa
Fonte: Blog Skype
Nova versão do Virtual Set-top Box Ginga-NCL (v.0.11.2)
Temos disponível a partir de hoje a nova versão do Virtual Set-top Box Ginga-NCL, máquina virtual VMWare que possui a implementação de referência do Ginga-NCL (C++) instalada e pronta para uso. Usuários de versões anteriores são recomendados a fazer a atualização.
Ginga-NCL Virtual Set-top Box v.0.11.2 foi atualizado com o novo código do Ginga-NCL (C++) v.0.11.2. O Set-top Box Virtual é uma máquina virtual VMWare com sistema Linux instalado e pré-configurado com todos os requisitos do Ginga-NCL (C++). Pode ser obtido por meio da SubComunidade Ginga-NCL, no box “Direto ao Ginga” (https://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/ginga/gingancl/). Lá você encontra também um “HOW-TO” com dicas para instalar e operar o Set-top Box Virtual.
Para maiores informações sobre as modificações no código do Ginga-NCL, consulte os arquivos ChangeLog presentes em cada pacote de código-fonte presente no SVN (https://svn.softwarepublico.gov.br/trac/ginga/browser). A atualização corresponde à revisão 23 do SVN, que além das novidades publicadas aqui, conta com um aprimoramentos no suporte à decodificação de dados em arquivos MPEG2 TS abertos localmente.
Fonte: Comunidade Ginga
Clube NCL está de volta!
O Clube NCL, repositório colaborativo de aplicações interativas escritas em NCL/NCLua, está novamente no ar. O Clube conta agora com uma melhor infra-estrutura de hardware e software e algumas novidades.
Os usuários podem agora navegar pelas categorias de aplicações, visualizar aquelas com maior popularidade no “Top 5”, visualizar aplicações em destaque por sua qualidade no design e recursos de linguagem explorados, e, ainda, ter a cada aplicação recomendações sobre outras aplicações de alguma forma relacionadas. As aplicações poderão ainda receber comentários e avaliações de todos os usuários.
O ambiente é livre, totalmente regido por licenças Creative Commons que cada usuário vai escolher no momento da submissão de seu conteúdo.
O site continua em caráter de testes, pois ainda não há o aval jurídico para operar abertamente no compartilhamento de conteúdo colaborativo. O contrato de termos de uso que o usuário deve aceitar está sendo finalizado.
Enquanto isso, novas funcionalidades estão a caminho, como o download de cada aplicação também em formato MPEG-2 Transport Stream, em conformidade com o ISDB-Tb.
Comente sobre o Clube no Fórum TVD em Geral da Comunidade Ginga, para construirmos juntos esse ambiente.
Fonte: Comunidade Ginga
TVs adotam cautela às vésperas da estreia da interatividade na TV Digital
Ainda que os primeiros aparelhos com os perfis de interatividade definidos pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) estejam prestes a chegar nas prateleiras, os canais brasileiros de TV aberta ainda abordam com cautela a possibilidade do espectador interagir com a programação.
Levantamento feito pelo IDG Now! mostra que estações de TV no Brasil trabalham em aplicativos que permitirão apenas interação local, ou seja: espectadores poderão escolher uma entre diversas opções já pré-definidas pelo canal.
Exemplo disto são os aplicativos que o departamento de engenharia da Rede Globo vem preparando para o canal.
Em evento na sede da emissora em agosto, o diretor da Central Globo de Engenharia, Fernando Bittencourt, mostrou dois modelos: um generalista, que pode ser exibido em toda programação, e outro focado, destinado a programas específicos.
No primeiro, widgets na parte inferior da tela permitem que o espectador tenham acesso a informações do reality show “Big Brother Brasil”, do portal G1 ou do site Globoesporte.com a partir da tela da sua televisão.
Quando clicados, os widgets abrem janelas na coluna esquerda da tela do espectador, reproduzindo manchetes e resumos curtos de notícias veiculadas pelas operações online do conglomerado.
Na ocasião, Bittencourt o considerou o modelo “mais agressivo” de interatividade do canal e já tenta fazer com que os sites da Globo peguem carona na popularidade do canal de TV.
No segundo, voltado inicialmente para novelas e jogos de futebol, uma interface composta por botões na coluna esquerda mostra informações adicionais sobre o programa que podem ser acessadas pelo controle remoto, como sinopse do capítulo ou classificação do campeonato.
A Globo confirma que vem testando estes aplicativos mais pontuais na novela “Viver a vida”, depois de criar interatividade para a novela “Caminhos das Índias” e para o Campeonato Brasileiro 2009.
O modelo de aplicações específicas também já está em testes pela Rede Record, que afirma ter criado um aplicativo para o reality show “A Fazenda”, testado entre junho e agosto, com informações como a biografia dos participantes.
O diretor de tecnologia da Record, José Marcelo Amaral, admite que outros programas da grade da emissora também estão sendo usados de base para a criação de aplicativos, mas não confirma os nomes.
O conceito de um portal genérico com informações sobre a estação que pode ser acessado independentemente do programa no ar é explorado tanto pelo SBT como pela TV Cultura.
No ar há seis meses, o portal do SBT apresenta informações como data e horário, previsão do tempo e informações sobre os programas, além de fazer enquetes com o público e oferecer promoções comerciais, afirma o diretor de tecnologia do canal, Roberto Franco.
O portal, segundo ele, será a porta de entrada para que aplicativos específicos sejam acessados.
Programas jornalísticos e novelas deverão ser os primeiros programas com interatividade própria, afirma ele, sem adiantar prazos para que os aplicativos estejam prontos.
Caminho semelhante segue a TV Cultura que, em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), de Campinas, no interior de São Paulo, vem criando a interface para um portal que será acessado pelos diferentes canais da Fundação Padre Anchieta.
Segundo o coordenador do núcleo de novas mídias da fundação, Ricardo Mucci, outro projeto feito em parceria com o CPqD é um sistema de busca semântico para que espectadores encontrem os vídeos que querem de maneira mais fácil.
Quando pronta, a ferramenta será integrará ao portal para facilitar a navegação dos espectadores. O canal pretende ainda digitalizar seu acervo, o que permitiria a busca por conteúdos produzidos a partir do final da década de 60.
Consultada, a Bandeirantes afirmou que não divulgará seus planos para interatividade na TV Digital até fechar seu planejamento para 2010. A Rede TV! e a Gazeta não responderam aos pedidos da reportagem.
Dois perfis e TVs interativas
O Fórum SBTVD divulgou no começo de dezembro os dois perfis a partir dos quais os canais de TV poderão desenvolver aplicativos de interatividade dentro do middleware de interatividade Ginga, desenvolvido no Brasil.
A diferença entre eles está no teor do conteúdo reproduzido: enquanto o primeiro perfil se concentra em textos e imagens, o segundo permitirá áudio e vídeo executados simultaneamente ao conteúdo reproduzido na TV.
O grupo também resolveu que o canal da interatividade, por onde as escolhas do espectador seriam levadas à emissora para a realização de enquetes em tempo real, por exemplo, poderá ser acrescentado de maneira independente.
A divulgação do Fórum SBTVD coincidiu com o anúncio da LG que modelos da linha Time Machine Digital de televisores chegariam ao mercado na terceira semana de dezembro com o Ginga instalado.
Serão quatro modelos da fabricante preparadas para interatividade: dois com telas de LCD e dois com tela de plasma.
As TVs LCD reproduzem conteúdo no formato full HD, com resolução de 1.920 pixels x 1.080 pixels, e têm preços sugerido de 4,5 mil reais para a versão de 42 polegadas e 6 mil reais para as versões de 47 polegadas.
Já os modelos com tela de plasma reproduzem conteúdo em alta definição, com resolução de 1.366 pixels x 768 pixels, e têm preços sugeridos de 3,5 mil reais para a versão de 42 polegadas e 4,6 reais para as versões de 50 polegadas.
Fonte: IDGNow
Encontra-se em nosso SVN uma nova release da implementação de referência do Ginga-NCL. Em breve, as ferramentas Ginga-NCL Virtual STB e Ginga Live CD serão atualizadas para abrigar esta nova versão.
A revisão 22 do repositório corresponde à versão 0.11.1 do Ginga-NCL (C++), que possui as seguintes novas funcionalidades e evoluções:
– Suporte a múltiplos dispositivos de exibição
– Suporte a objetos NCL embutidos
– Otimização no uso de recursos, incluindo a liberação de componentes
– Manipulação de Transport Stream
– Suporte a Sintonizadores USB ISDB-T
– Avanços na manipulação do Carrossel de Objetos e Eventos de Fluxo
– Suporte a cadeia Normal Play Time (NPT)
– Classe TCP da API Lua agora utiliza luasocket ao invés da libasync
– Criado novo player TS
– “gingalssm” agora gerencia Formatadores e cadeias temporais NPT
– Nova arquitetura de formatadores aninhados para o suporte a objetos NCL embutidos.
Os desenvolvedores de middleware podem fazer o checkout da nova versão imediatamente, seguindo as instruções na Wiki de Desenvolvimento. E podem consultar nossa lista de pontos em aberto (TODO List) para contribuições.
Fonte: Comunidade Ginga




