dez 19

TV Digital: Ministério das Comunicações abre consulta pública sobre digitalização da TV

TV digital Comentários desativados em TV Digital: Ministério das Comunicações abre consulta pública sobre digitalização da TV

O Ministério das Comunicações publicou no Diário Oficial de quinta, 12, portaria que divulga consulta pública para coletar comentários e sugestões da sociedade sobre a implantação da televisão digital. As contribuições do público serão submetidas à proposta de ato normativo que regulamenta os serviços de transmissão e retransmissão de TV com a tecnologia digital.

Segundo o Minicom, o objetivo da portaria é facilitar o desligamento do sinal analógico e acelerar o processo de implantação do sinal digital.

As contribuições devem ser fundamentadas, identificadas e encaminhadas até 20 de dezembro por carta ou formulário eletrônico disponível no site do ministério.

Serviço

Formulário para contribuição online: https://consultapublica.mc.gov.br/consulta/logon.asp

Endereço para envio de cartas: Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica, Esplanada dos Ministérios, Bloco R, edifício-anexo, sala 300, ala oeste, CEP 70.044-900.

Fonte: Tela Viva

Tagged with:
dez 19

TV Digital: Interatividade

interatividade, TV digital Comentários desativados em TV Digital: Interatividade

A interatividade da TV digital permite que os telespectadores tenham acesso a conteúdos complementares e interativos que complementam a programação da TV tradicional.

A interatividade acontece devido à existência de um middleware chamado Ginga. Esse middleware é uma camada intermediária de software que vem integrado em alguns modelos de equipamentos de recepção de sinal de TV Digital.

O Ginga é uma especificação de software aberta (open source) criado por instituições de pesquisas brasileiros e tem algumas versões comerciais desenvolvidas por empresas de software associadas ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. Ele permite que os aplicativos transmitidos pelas emissoras sejam executados em equipamentos de diferentes modelos e fabricantes.

Os equipamentos que possuem esse recurso no mercado são identificados pelo selo DTVi, que garante a compatibilidade com as normas técnicas aprovadas.

O Governo Federal estipulou a obrigatoriedade de implantação do Ginga na produção de televisores de alta definição (LCD, LED e plasma) produzidos na Zona Franca de Manaus. Pela norma, os fabricantes de receptores terão que entregar 75% dos aparelhos produzidos até dezembro de 2013 e 90% a partir de janeiro de 2014 com o middleware brasileiro da interatividade da TV digital.

Com a evolução dos equipamentos DTVi, será possível no futuro utilizar o canal de interatividade (ou canal de retorno), que permitirá a participar de votações em reality shows ou até mesmo compras de produtos e serviços que estão sendo anunciados utilizando o controle remoto.

Os aplicativos interativos são geralmente transmitidos no mesmo sinal onde estão a imagem e o som que chegam aos receptores de TVs. Se a pessoa tiver um receptor DTVi, toda vez que uma emissora transmitir uma interatividade, esta será sinalizada no canto da tela.

A TV Globo já está transmitindo regularmente conteúdos interativos DTVi em suas programações, como: Encontro com Fátima Bernardes, Flor do Caribe, Sangue Bom, Amor à Vida, Mais Você, Caldeirão do Hulk, Altas Horas, Domingão do Faustão e programas esportivos.

No geral, os aplicativos DTVi não são pagos e as pessoas vão poder recebê-los em suas casas de forma aberta e gratuita. Caso exista algum aplicativo onde o acesso aos conteúdos interativos seja cobrado, o telespectador deverá ser comunicado pelo prestador do serviço sobre a incidência da cobrança.

A interatividade funciona como um complemento da programação que está sendo transmitida e o que está sendo utilizado na maior parte dos aplicativos são funcionalidades que fazem o redimensionamento do tamanho da tela (em inglês, resize) ou aplicam transparências, de forma a sempre manter o conteúdo da programação visível a qualquer momento. O aparecimento do símbolo de interatividade ocorrerá sempre que um aplicativo for transmitido por uma emissora. A opção de desativar essa mensagem pode estar prevista em alguns modelos de receptores.

A comunicação do telespectador para a emissora ocorre pelo Canal de Retorno (ou Canal de Interatividade), que possibilita enviar ou receber informações pela internet (utilizando para isso os serviços de uma empresa de telecomunicações). Por envolver serviços de empresas de telecomunicações, a utilização desse recurso, no geral, não é gratuita. Alguns equipamentos DTVi que estão no mercado possuem pelo menos uma entrada Ethernet e uma USB, onde poderão ser acoplados dispositivos para esse tipo de comunicação.

Fonte: TV Globo Digital

Tagged with:
dez 10

Faixa 700MHz: Começam os testes de convivência da TV digital com o LTE em Pirenópolis (GO)

notícia, TV digital Comentários desativados em Faixa 700MHz: Começam os testes de convivência da TV digital com o LTE em Pirenópolis (GO)

Foram instalados na semana passada os equipamentos para os testes de convivência da radiodifusão com as transmissões em LTE em Pirenópolis (GO). O transmissor de TV, que será instalado na antena da TV Anhanguera, filiada da Rede Globo no Estado, foi fornecido pela companhia italiana Screen Service. Já na parte das telecomunicações, a Huawei forneceu as estações radiobase (ERBs) LTE que foram instalados em um site da Oi. A Qualcomm forneceu terminais, assim como a própria Huawei.

Os testes serão realizados nos canais 38, 48 e 51 – este é tido como o mais crítico porque é o canal mais próximo da faixa que será usada pelas teles. A fase atual é chamada de pré-teste, que é período em que os equipamentos estão sendo configurados. As medições propriamente ditas devem começar a ocorrer dia 13 de janeiro, com previsão para se encerrarem em 31 de janeiro.

Estão previstos também testes em campo e laboratório na cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí, com previsão de término dia 21 de fevereiro. Esses testes são importantes porque é a partir deles que a Anatel irá produzir um regulamento que vai disciplinar como deverá ser a mitigação das interferências prejudiciais, conforme prevê a resolução que destinou a faixa de 700 MHz para a banda larga móvel.

Fonte: TELA VIVA

Tagged with:
preload preload preload