dez 28

Uruguai anuncia adoção do padrão nipo brasileiro

notícia, paises TVD Comentários desativados em Uruguai anuncia adoção do padrão nipo brasileiro

Alegando questões “geopolíticas”, o governo uruguaio decidiu nessa segunda-feira, 28/12, ceder à região e adotar o padrão nipo brasileiro para televisão digital terrestre no lugar no padrão europeu, escolhido anteriormente pelo ex-presidente Vázquez (2005-2010).

Ministros do atual governo, do presidente José Mujica, anunciaram a decisão ontem, alegando que ela foi tomada “para ser coerente com o discurso de integração regional”. Junto com a Colômbia, o Uruguai foi o único país sul-americano havia optado pelo padrão europeu.

Na América Latina, Costa Rica, Venezuela, Equador, Argentina, Brasil, Chile e Peru escolheram o padrão ISDB-T. Colômbia e o Panamá optaram pelo padrão DVB-T, europeu.

A Colômbia chegou a anunciar semana atrás a disposição de rever sua escolha. Mas, essa semana, o conselho diretor da Comissão Nacional de TV da Colômbia (CNTV) aprovou um acordo que ratifica a opção pelo padrão europeu de TV Digital para o país. A decisão do Uruguai pode fazer com que o governo colombiano questione mais uma vez a posição da CNTV, segundo alguns analistas.

Segundo o secretário regional da Presidência do Uruguai, Diego Canepa, “os aspectos econômicos foram levados em conta, mas o argumento decisivo foi a questão geopolítica”, a determinação do governo de colocar o Uruguai em linha com a maioria dos países da região.

Comunicada hoje, a delegação da União Europeia no Uruguai “lamentou” a decisão do governo do presidente José Mujica. “A norma européia de televisão digital terrestre DVB-T, compartilhada por 133 países, demonstrou o seu valor técnico e econômico, por isso, lamentamos a decisão do governo uruguaio”, disse o escritório da UE em um comunicado oficial publicado por jornais uruguaios. “No entanto, a perda de oportunidade de cooperação não impede que continuemos a trabalhar em outras áreas de cooperação,” continua o comunicado.

Segundo o jornal espanhol El País, o governo uruguaio já havia começado a implementar um piloto de TV digital com o apoio da UE, que ofereceram um total de 690 mil euros.

Fonte: IDG Now

Tagged with:
dez 15

Governo tem agido em parceria com grupos de telecomunicações, radiodifusores, indústria e redes do varejo para incentivar adoção do sistema.

Durante o mês de outubro, a presidente da Argentina, Cristina Kirshner e o ministro do planejamento, Julio De Vido, anunciaram o plano nacional de telecomunicações “Argentina Conectada”, que prevê a construção de uma rede nacional de fibra ótica e que implicará no aumento da oferta de pontos de acesso para internet de banda larga. Com investimento total de aproximadamente 2 milhões de dólares, ele inclui a expansão da cobertura da TV digital, que em cinco anos deverá atingir todas as regiões do país.

Na ocasião também foi anunciada a entrada no ar de outras cinco estações de TV digital aberta nas regiões de Baradero, Campana, Cañuelas e La Plata e na cidade de Resistência, na região do Chaco, sendo que em novembro a estação de Luján também entrou em operação. A expectativa é que ao todo 47 estações estejam operando até meados de 2011.

O governo também autorizou o uso de canais de freqüência UHF para que emissoras privadas de Buenos Aires, Mendoza, Jujuy, Santiago del Estero e Corrientes realizem testes do sinal digital. Fora isso, em março será aberta licitação para a concessão de licenças para demais organizações privadas.

Anteriormente, como forma de incentivo à adoção do sistema digital, o governo havia anunciado a entrega gratuita de 1,2 milhão de conversores para a população de baixa renda. Adicionalmente, as principais redes de venda de eletroeletrônicos do país já trabalham com formas de pagamento facilitadas para a compra dos equipamentos.

Para Luis Valle, assessor de TV digital do Ministério do Planejamento argentino, os avanços do sistema ISDB-T no país criarão nova demanda por profissionais especializados. “Dois mil e onze será fundamental para a implantação da TV digital na Argentina. Haverá grande necessidade de profissionais, tanto na preparação de pedidos de autorizações e licenças, quanto para o desenvolvimento de conteúdo e da infraestrutura necessária”.

O cronograma da TV digital argentina prevê que, até o final de 2011, 75% de toda a população esteja coberta pelo sistema. Na segunda fase, compreendida de 2012 a 2014, a cobertura deverá se estender a 98% dos habitantes. Hoje, aproximadamente 650 mil pessoas da região metropolitana de Buenos Aires já dispõem de conversores aptos para captar o sinal digital.

Fonte: DTV

Tagged with:
dez 06

Está disponível a nova versão do Virtual Set-top Box Ginga-NCL (v.0.12.1)

ginga-ncl, Tutorial Comentários desativados em Está disponível a nova versão do Virtual Set-top Box Ginga-NCL (v.0.12.1)

Está disponível a partir de hoje a nova versão do Ginga-NCLVirtual Set-top Box (v.0.12.1), atualizado com o código mais recente do Ginga-NCL (C++) v.0.12.1 (rev. 34), mais estável e mais aderente às normas (detalhes das melhorias serão divulgados em breve). Usuários de versões anteriores são fortemente recomendados a fazer a atualização.

O Virtual Set-top Box é uma máquina virtual VMWare com sistema Linux instalado e pré-configurado com todos os requisitos do Ginga-NCL (C++). Pode ser obtido por meio da SubComunidade Ginga-NCL, no box “Direto ao Ginga”. Lá você encontra também um “HOW-TO” com dicas para instalar e operar o Virtual Set-top Box.

O Virtual Set-top Box foi completamente reconstruído, desde seu sistema operacional. Partimos desta vez de uma instalação básica Ubuntu Server 10.10, acrescido de todas as dependências do Ginga-NCL. No entanto, o usuário atual do Virtual Set-top Box perceberá poucas diferenças visuais depois da atualização. A mais substancial delas é a tela de boot da máquina virtual, que agora disponibiliza 6 diferentes opções de resolução de tela à escolha do usuário, sendo 3 resoluções em formato 4×3 e outras 3 em formato 16×9. Para usufruir de todas as resoluções, é necessária a atualização de seu software VMWare Player para a versão mais recente.

A escolha da resolução de tela deve ser ponderada por fatores como a capacidade de processamento de seu hardware, sua demanda de testes, a carga imposta por suas aplicações, entre outros. Recomendamos partir de resoluções mais baixas em seus testes e seguir aumentando conforme o desempenho das aplicações continue aceitável para os seus propósitos.

Comentários, dúvidas e sugestões são muito bem-vindos e devem ser enviados por meio do fórum específico para discussões em torno do Virtual Set-top Box na Comunidade Ginga .

Comunidade Ginga
https://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/register?community_id=1101545&referer=/dotlrn/clubs/ginga/

SubComunidade Ginga-NCL
https://www.softwarepublico.gov.br/dotlrn/clubs/ginga/register?community_id=1160871&referer=/dotlrn/clubs/ginga/gingancl

Fonte: Comunidade Ginga

Tagged with:
dez 06

Segundo os desenvolvedores quando idealizaram este projeto para ser apresentado a banca da Universidade Estácio de Sá (Campus Nova América – Rio de Janeiro), iniciaram a busca com um objetivo claro: Buscar alternativas viáveis para que a educação possa abranger a todas as camadas da sociedade. Depois de analisar algumas possibilidades, optamos por nos aprofundar no estudo da interatividade na TV Digital.

O Ginga Bemtevi pode ser tratado como um conjunto de ferramentas para ser utilizadas durante a exibição de um programa de ensino a distância interativo. Os botões coloridos do controle remoto, com exceção do botão vermelho utilizado para voltar a tela inicial, abrem opções de interação com o telespectador.

Para maiores informações e download do aplicativo acesse
https://gingabemtevi.wordpress.com/

Twitter dos autores
https://twitter.com/diegoferreirarj
https://twitter.com/bcalvessilva

——

TVD Quiz: Aplicação de perguntas e respostas para #TVD

O TVD Quiz é uma aplicação desenvolvida em NCL e Lua para o Sistema Brasileiro de TV Digital, que permite que o usuário/telespectador responda a um Quiz a partir da tela da sua TV.

As perguntas e alternativas são cadastradas em um arquivo lua de dados, permitindo a fácil inclusão e alteração de perguntas, assim como de alternativas.

Para maiores informações e download da aplicação acesse
https://tvdquiz.manoelcampos.com

Twitter do Manoel
https://twitter.com/manoelcampos

Veja, no vídeo a seguir, uma demonstração da aplicação em execução.

Tagged with:
dez 06

A NEC vai investir em fabricação de transmissores para TV Digital na Argentina. O montante inicial no projeto será de US$ 1 milhão. O projeto prevê a manufatura de módulos e placas dos transmissões para 20 equipamentos/mês, manufaturas em planta, localizada em Buenos Aires, capital do país.

Unidade, além de suprir a demanda interna, também terá como foco as vendas para a América Latina. Outra fabricante que estuda investir na Argentina é a Harris, replicando modelo existente no Brasil. As informações são do Next TV Latam, site de notícias online, sediado na Argentina, e foram divulgadas nesta segunda-feira, 06/12.

O anúncio formal da produção local da NEC aconteceu após reunião com a presidente do país, Cristina Kirchner. A NEC também fará um projeto de integração local que permitirá a produção local de amplificadores, além da montagem das placas e da realização dos testes dos transmissores.

No projeto do governo argentino de impulsionar a indústria local de TV Digital, quem também está para viabilizar manufatura no país é a Harris, que tem no governo um dos grandes clientes. A ideia é replicar o modelo adotado no Brasil, onde a empresa produz transmissores, em Campinas, interior de São Paulo. A manufatura local aconteceria em parceria com a Viditec, representante comercial da Harris na Argentina.

Fonte: Convergência Digital.

Tagged with:
dez 06

O Conselho do Estado da Colômbia, país que havia adotado o padrão DVB-T de TV digital terrestre há dois anos, reverteu a decisão inicial, segundo o noticiário Convergência Digital. Cabe recurso à decisão do Conselho. Se a decisão for mantida, o processo de definição de um padrão volta ao início, sendo instaurado uma nova rodada de testes e negociações.

O governo brasileiro vem pressionando o país, bem como o Uruguai, que optaram pelo padrão europeu. Durante a Futurecom, que aconteceu em outubro, André Barbosa, assessor especial da Casa Civil, afirmou que os dois países adotaram o padrão, mas não implementaram porque não teriam recebido a ajuda prometida por parte do consórcio DVB, o que poderia levar à revisão das escolhas.

Fonte: Tela Viva

Tagged with:
preload preload preload