set 15

Reinaldo Pamponet, Luiz Soares e Guido Lemos falam sobre Brasil e tecnologia de ponta

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ELETROCOPERATIVA E SERVIROLOGIA

As maravilhas da TV digital não se limitam a incrementar a qualidade das imagens ou permitir a compra da blusa da personagem da novela. A televisão está entrando na internet e ganhou entrada USB, abrindo uma via de duas mãos. O telespectador que antes só recebia a programação das emissoras poderá carregar seu próprio conteúdo em canais abertos de transmissão. “A democratização da informação não só possibilita ter acesso ao conhecimento, como permite gerá-lo. As pessoas estão se dando conta de seu potencial criativo, pois o conhecimento não está nas universidades. O futebol e o Carnaval não nasceram na sala de aula”, afirma Luiz Fernando.

Ninguém melhor do que Reinaldo pra comprovar isso. Natural de Salvador, o ex-executivo da Microsoft participou da implantação da internet no Brasil e recusou uma promoção na multinacional pra fundar, em 2003, o Instituto Eletrocooperativa. O local escolhido para sediar o projeto foi justamente o Pelourinho. A ideia era juntar o tambor, representação da musicalidade local, com o computador, gravando em estúdio a produção musical dos jovens do bairro. “Era o beat e o bite, juntar cultura com computador”, conta Reinaldo, que no dia do encontro promovido pela Trip passava o bastão da Eletrocooperativa aos ex-alunos que agora cuidam da gestão do centro cultural.

Reinaldo ampliou horizontes. Desenvolveu um portal na internet que propõe perguntas aos internautas. As “chamadas criativas” convidam jovens de todo o país a desenvolver uma resposta em forma de conteúdo audiovisual: músicas, vídeos, programas de rádio, podcasts, fotografias, ilustrações, cartazes e textos. Os melhores são remunerados. Já são mais de 3 mil jovens trabalhando em rede, sendo que 60% deles recebem em dinheiro por sua produção.

Ao buscar respostas para as “chamadas criativas”, os internautas entram num processo autodidata, buscando referências e estudando o assunto. Se viram pra aprender, responder e ganhar por sua produção. Como disse o educador Paulo Freire: “Se virar para vir a ser”. Daí o conceito de “sevirologia”, que já ganhou nome em inglês: “It’s Noon”. “É o momento quando o sol está no seu ponto mais alto e não faz sombra pra ninguém. Quando cada um encontra sua própria luz pra criar”, explica Reinaldo. Entusiasmado, Guido propõe a Reinaldo uma união, trazendo a ideia de fazer as chamadas criativas na TV universitária da UFPB, para estimular a produção de conteúdo para sua programação. Logo os dois trocam contatos, pensando em continuar a troca de ideias para um possível projeto em comum.

Matéria completa: https://revistatrip.uol.com.br/revista/192/reportagens/brasil-high-tech.html
Fonte: Revista Trip

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set 13

Empresários buscam negócios no Uruguai e na Argentina

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Começou nesta segunda-feira, 13/9, e segue até quarta-feira, a missão empresarial brasileira e Montevidéu e Buenos Aires, focada em negócios relacionados à TV Digital. O grupo, liderado pelo Secretário da Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Francelino Grando, é formado por sete empresas da área que participarão de rodadas de negócios nas capitais do Uruguai e da Argentina, tendo em vista venda de serviços e bens, além de associações empresariais. Representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também deverá integrar a missão.

A visita à capital argentina visa a atender a demandas de empresas do país. O caso uruguaio é distinto, pois esse país adotou o sistema europeu DVB em 2007, e o objetivo da missão é divulgar as vantagens do sistema nipo-brasileiro, sobretudo na área de software.

De acordo com reportagem publicada no jornal La República, para trocar o padrão europeu pelo nipo-brasileiro – ISDB-T, o governo do Uruguai quer a doação de um milhão de conversores, o que significaria um aporte de US$ 20 milhões. Os equipamentos seriam doados para as famílias de baixa renda, num programa semelhante ao desenvolvido pela Argentina – sendo que neste país, a produção dos conversores é subsidiada.

Também há outras opções sendo negociadas entre os governos. Uma delas seria reduzir o número de equipamentos doados para aproximadamente 300 mil, o que teria um custo de US$ 6 milhões. Os conversores seriam doados para os participantes dos programas de inclusão digital do Uruguai. Essa opção, inclusive, seria considerada ‘bastante viável’ pelo governo japonês. Japão e Brasil doariam ainda um equipamento digital para o canal público TV Nacional.

Após a adoção pelo Brasil do sistema ISDB-T, o país se empenhou em difundir o padrão para outros países, a fim de aumentar a escala do sistema e promover a integração industrial e cultural por meio da televisão aberta. No ano passado, praticamente toda a América do Sul aderiu ao padrão.

Fonte: convergência Digital

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set 03

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) tem o prazer de convidar toda a comunidade latino-americana a submeter conteúdos interativos para participação no I Concurso Latino-americano de Conteúdo para TV Digital Interativa, evento integrante do II Workshop de TV Digital Interativa (WTVDI / WebMedia 2010 – https://www.ufmg.br/swib/?p=910#wtvdi).

O objetivo do concurso é oferecer à comunidade a oportunidade de divulgação de sua criatividade e habilidade no desenvolvimento de conteúdo para o Middleware Ginga, oferecendo prêmios aos melhores trabalhos. Nesta edição, serão aceitos trabalhos escritos em Nested Context Language (NCL) com scripts Lua, em conformidade com as especificações do Middleware Declarativo Ginga-NCL.

Serão premiados conteúdos interativos nas seguintes categorias: i) Inclusão Social; ii) Widgets; e iii) Entretenimento e Informação. O primeiro colocado de cada categoria receberá como prêmio um netbook. Menções honrosas também serão distribuídas.

Os trabalhos devem ser enviados por meio do Clube NCL (https://clube.ncl.org.br), repositório livre da Comunidade Ginga, até as 23:59 de 29 de setembro de 2010. Os resultados serão divulgados durante o WTVDI / WebMedia 2010. Aos que se interessarem, o regulamento do concurso encontra-se aqui.

Link Clube NCL https://clube.ncl.org.br/node/82

Coordenação: Laboratório TeleMídia – PUC-Rio

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set 03

Ao participar do Rio Info 2010, o assessor-chefe da Casa Civil, André Barbosa, diz que a integração dos programas pode vir a acontecer por meio dos conversores, que passariam a também funcionar como um dispositivo de acesso à Internet, especialmente, para as classes D e E.

André Barbosa falou também sobre a reunião com os fabricantes de conversores – uma segunda rodada está prevista para o dia 08 de outubro. Ele observou que os fabricantes vão abrir as planilhas de custos para o Ministério da Fazenda. Mas negou que havia um preço fixado em R$ 237.

“Não houve uma proposta formal. Isso é um preço médio, mas, agora, é que vamos negociar um custo final, mas o governo ainda trabalha que o preço máximo é de R$ 200”, afirmou. Barbosa também se mostrou otimista com a presença dos grandes fabricantes na massificação da TV digital.

O assessor-chefe observa que o setup-box deve ser transformado num mediacenter e não ser visto apenas como um equipamento que permitirá a conversão do sinal analógico para o digital.

Também comentou sobre a normatização das aplicações de interatividade e do modelo de negócios do Ginga e, especialmente, sob o risco de não se ter padronização do middleware. Acompanhe a entrevista exclusiva concedida à CDTV, do Portal Convergência Digital.

Fonte: Convergência Digital

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set 01

Prof. Luiz Fernando diz que falta criatividade nos aplicativos do GINGA

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ago 30

Nokia disponibiliza o DTVi Symbian S60 5a Ed. – Beta

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Aplicativo de TV Digital compatível com o Padrão Brasileiro de TV Digital e Interatividade (ISDB-Tb e Ginga NCL). Para usar este aplicativo, é necessário que se tenha o receptor de TV Digital SU-33Wb conectado ao telefone. A senha de pareamento do receptor ao celular é : 0000 Esta versão Beta permitirá ao usuário receb er em seu dispositivo Nokia conteúdos interativos transmitidos pelas emissoras de TV.

Acesse o endereço https://store.ovi.com/content/48841#/content/48841/reviews

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ago 27

Integrar sim, excluir não, segundo André Barbosa

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Agora só nos resta esperar para ver se isso realmente vai acontecer e quando vai acontecer….. e se os PREÇOS REALMENTE SERÃO POPULARES!!!! E enquanto aqui muito se fala na Argentina já foram distribuídos GRATUITAMENTE mais de 100.000 conversores a população!!!!!

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ago 26

Duas entidades internacionais ficarão responsáveis pela harmonização, normatização, evolução e regulamentação do padrão ISDB-T. Uma será o Fórum Internacional do ISDB-T, formado por agentes da iniciativa privada de cada um dos países onde a norma de TV digital foi adotada. A entidade, responsável pelas normas técnicas, será presidida primeiramente pelo representante brasileiro, o presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, Frederico Nogueira.

A segunda entidade é o Congresso Permanente da TV Digital Aberta, formado por representantes dos governos dos países onde o padrão ISDB-T foi adotado. A entidade, onde devem haver discussões e resoluções relacionadas a governo eletrônico, entre outras questões, será presidida primeiramente pela Argentina.

Os comandos das duas entidades devem ser trocados anualmente, sendo que os próximos presidentes serão escolhidos em março de 2011, no Chile. A decisão pela formação de duas entidades foi tomada em encontro durante o Congresso da SET (Sociedade de Engenharia de Televisão), que acontece esta semana, em São Paulo.

Norma única
O encontros das entidades internacionais de TV digital já começam com duas disputas envolvendo Brasil e Argentina. Uma se refere à interatividade. O governo argentino vem apontando que deve adotar o middleware Ginga NCL-Lua, sem a camada Java adotada no Brasil. Os argentinos estariam relutantes em pagar royalties a uma empresa norte-americana. Vale lembrar que pelas negociações feitas entre Brasil e a Sun, antiga detentora do Java, será cobrado apenas o valor referente ao Java Engine, incapaz de influenciar nos preços dos equipamentos receptores de TV.

O governo brasileiro teme que com isso se feche o potencial mercado internacional de software criado com a massificação do middleware desenvolvido no Brasil em parceria com a Sun.

Outra questão é em relação ao modelo de adoção do padrão digital por parte da população. A Argentina optou por distribuir caixas receptoras a uma parcela significativa da população desde o início da implementação do padrão. Já os fabricantes brasileiros estão se esforçando para criar um mercado de receptores e televisores com recepção embutida e vê na inciativa argentina uma ameaça a este mercado e à pluralidade de modelos de equipamentos, com diferentes características. O governo, por outro lado, trabalha para desenvolver um set-top popular e que permita aplicações interativas.

Fonte: Tela Viva

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ago 24

Governo e fabricantes avançam no projeto do set-top popular

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Representantes do governo e empresas fornecedoras de equipamentos de consumo reuniram-se nesta segunda, 23, para discutir o projeto do set-top popular para TV digital. O projeto pretende levar ao consumidor ao custo de R$ 200 um set-top convergente, com capacidade para aplicações interativas e bidirecionais, além da recepção de sinais de TV digital em alta definição.

Mais do que um set-top, o governo trabalha com a perspectiva de que o aparelho funcione como um “media center” popular, com possibilidade de acesso a serviços interativos das emissoras de TV e aplicações de governo eletrônico, além de servir como um modem de acesso à Internet para o Plano Nacional de Banda Larga. Participaram desta primeira reunião representantes do BNDES, Ministério do Desenvolvimento, Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério das Comunicações, Casa Civil e ainda Caixa Econômica e Banco do Brasil. A demanda colocada pelo governo foi para um receptor full HD, com 128 Mb de memória flash e 256 Mb de RAM, browser nativo, modem de banda larga (inicialmente ADSL) e middleware Ginga completo instalado. As primeiras empresas interessadas em oferecer o produto apresentaram uma planilha de custos iniciais, com valores próximos do que quer o governo (R$ 240). A segunda etapa do projeto envolve agora negociações com o BNDES para financiamento e com a Fazenda para reduções tributária e concessão de incentivos de produção até que se chegue ao preço alvo ao consumidor, de R$ 200.

O set-top popular terá aplicativos residentes dos radiodifusores e aplicativos desenvolvidos por diferentes órgãos do governo, trabalho que será coordenado com a Casa Civil junto aos diferentes ministérios que possam ter serviços a oferecer ao cidadão (Cultura, Educação, Saúde etc). Também está aberta a possibilidade de que aplicativos de terceiros possam rodar no set-top.

Essas reuniões acontecerão até 8 de outubro, quando está agendada uma segunda rodada de conversas interministeriais para fechar o projeto do set-top popular. Segundo André Barbosa, assessor especial da Casa Civil e um dos responsáveis pelo projeto, a ideia, por enquanto, é manter o set-top restrito a aplicações de banda larga e TV digital aberta, mas nada impede que no futuro os próprios fabricantes busquem alternativas para preparar as caixas para serviços pagos que poderiam ser incorporados ao set-top, caso o consumidor deseje.

A proposta do governo é que o set-top esteja no mercado até abril de 2011 e fique disponível até junho de 2013 pelo menos, que é o prazo final para que a TV digital tenha cobertura de 100%. Com isso, prevê André Barbosa, ajuda-se a expandir a base de pessoas com acesso à TV digital até a Copa de 2014 e haverá uma inversão no processo, com a interatividade e os serviços bidirecionais chegando antes ao mercado e ajudando a TV em alta definição a se massificar. Do contrário, seria necessário aguardar anos até que o parque de televisores seja renovado e que as aplicações interativas estejam embarcadas nas TVs. “Os set-tops são equipamentos mais baratos, que podem ser facilmente trocados por versões mais modernas a cada dois anos, como as pessoas fazem com o celular”.

Até agora, os grupos que mostraram mais interesse em fabricar o set-top popular são a Positivo, Visiontech, STB, Totvs e outras menores, mas todos os fornecedores serão chamados para conversar. As empresas querem tentar com o governo desoneração de PIS, Cofins e impostos de importação dos insumos de produção. É isso que será tratado nas próximas reuniões com o Ministério da Fazenda.

Fonte: Tela Viva

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ago 20

A Nicarágua optou pelo padrão nipo-brasileiro de TV digital, informou o diretor do Instituto de Telecomunicações e Correios, Orlando Castillo. Na região, já são nove países, incluindo o Brasil, adotando o SBTVD.

A informação da adesão da Nicarágua foi dada pelo jornal Prensa Latina, que ouviu o diretor da Telcor, após uma reunião da Comissão Regional de Telecomunicações da Centroamérica (Comtelca).

Segundo Castilho, as negociações com o Brasil estão bastante adiantadas e o SBTVD obteve o aval de viabiliadade dos especialistas da Nicarágua.

Até o momento, já aderiram ao SBTVD, Brasil, Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Paraguai, Equador, Venezuela e Costa Rica. Brasil, agora, segue com as negociações com os países africanos.

Fonte: Convergência Digital

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