jul 18

Mobile: Ibope medirá audiência de TV digital no celular em São Paulo

celulares, notícia Comentários desativados em Mobile: Ibope medirá audiência de TV digital no celular em São Paulo

O Ibope Media passará a medir a audiência da TV digital no celular no Brasil. A pesquisa inicialmente vai se restringir à região metropolitana de São Paulo, onde a empresa busca dois mil voluntários para o projeto. Para participar é preciso ter um smartphone Android com antena de TV digital e instalar o aplicativo “TV móvel”, disponível na Google Play, a partir do qual o usuário deverá passar a assistir aos canais em seu celular. Os participantes acumularão pontos ao longo do tempo, que poderão ser trocados por prêmios. Foi criado um hotsite para detalhar a iniciativa.

A pesquisa vai medir quantas vezes cada usuário liga ou desliga a TV no celular, quanto tempo permanece em cada canal e se troca de canal. Nenhuma outra informação será coletada. A amostra de duas 2 mil pessoas é considerada suficiente para estimar a audiência dos canais. Os interessados em participar vão preencher um cadastro, com informações pessoais, como sexo, idade e classe social. O Ibope Media selecionará os participantes de forma a ter resultados com validade estatística. Será feita uma ligação telefônica para cada um deles com o objetivo de confirmar os dados informados.

Esta será a primeira pesquisa do gênero no Brasil. A TV digital móvel está presente ainda em poucos modelos de smartphones, conforme levantado por MOBILE TIME recentemente. Houve um boom, no passado, de modelos de webphones com receptor de TV digital, mas esse segmento está desaparecendo do portfólio de fabricantes e operadoras, em razão da queda do preço dos smartphones.

Fonte: Tela Viva

Tagged with:
jul 18

Evento: ABTA 2013 discute impactos sobre a TV paga com o fim da TV analógica

Sem categoria Comentários desativados em Evento: ABTA 2013 discute impactos sobre a TV paga com o fim da TV analógica

Logo ABTA
Um dos temas que já estão gerando debates acalorados e que prometem ganhar ainda mais visibilidade daqui para frente é a questão do must carry, ou regra estabelecida pela legislação de TV por assinatura e que obriga o carregamento dos sinais das emissoras de TV aberta pelas operadoras de Serviço de Acesso Condicionado (SeAC).

Hoje, a regra se aplica como uma obrigação no caso dos sinais analógicos, mas a interpretação corrente é que essa regra mude quando as transmissões de TV aberta passarem a ser exclusivamente digitais, pois as emissoras teriam a possibilidade de cobrar pelo sinal. Com a transição para a TV digital projetada para 2015 em algumas cidades e o desligamento da TV analógica mais próximo, o futuro da aplicação dessas regras e a relação comercial entre as emissoras e as operadoras de TV paga se tornou um desafio.

Esse é um dos temas que será tratado na ABTA 2013, evento que acontece entre os dias 6 a 8 de agosto, em São Paulo. Participam da sessão, além de representantes dos radiodifusores, o conselheiro da Anatel, Marcelo Bechara, e o secretário de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, Genildo Lins. Eles falarão sobre as perspectivas para o desligamento da TV analógica e os impactos para as operadoras de TV por assinatura. Mais informações sobre o evento no site www.abta2013.com.br.

Fonte: Tela Viva

Tagged with:
jul 18

TV digital: GingaBr.Labs começa a sair do papel

notícia, TV digital Comentários desativados em TV digital: GingaBr.Labs começa a sair do papel

O Ministério das Comunicações divulgou nesta terça-feira, 16/7, o resultado preliminar da seleção de emissoras públicas que receberão laboratórios de testes de conteúdos e aplicações interativas de TV Digital, utilizando o middleware brasileiro Ginga.

Parte das ações do programa Ginga Brasil, o Ginga Br.Labs pretende capacitar mão de obra especializada no fomento do Ginga. Para isso, foram escolhidas até aqui 11 emissoras públicas com base no edital aberto em maio deste ano. As emissoras escolhidas são:

1) Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – IRDEB (BA)

2) Fundação Televisão Rádio e Cultura do Amazonas – Funtec (AM)

3) Fundação Universidade do Tocantins – Unitins (TO)

4) Fundação Cultural Piratini – Rádio e Televisão (RS)

5) Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia – RTU (MG)

6) Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural – Fundação RTVE (GO)

7) TV Assembleia (MG)

8) Fundação Padre Anchieta (SP)

9) Televisão Universitária Unesp (SP)

10) Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto (MG)

11) Fundação Cândido Garcia (PR)

Ainda de acordo com o resultado publicado no Diário Oficial da União, a Universidade Federal de Minas Gerais foi desclassificada com base no item do edital que exigia outorga, na modalidade educativa, pedido ao Minicom de consignação para a prestação do serviço de radiodifusão digital.

O resultado divulgado nesta terça também prevê prazo até 22/7 para envio de recursos relativos à avaliação das propostas.

Fonte: Convergência Digital

Tagged with:
preload preload preload