jun 07

TV analógica: Paulo Bernardo encontra-se com Dilma para fechar o cronograma do apagão analógico de TV

TV analógica Comentários desativados em TV analógica: Paulo Bernardo encontra-se com Dilma para fechar o cronograma do apagão analógico de TV

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, encontrou-se hoje com a presidente Dilma Rousseff. Na bagagem, o novo cronograma para o desligamento dos sinais analógicos de TV. Conforme a proposta já anunciada pelo ministro, a intenção é, antecipar o desligamento da TV analógica nos grandes centros urbanos para 2015 e prorrogar por mais alguns anos (provavelmente até 2018 ou mais tarde) o apagão dos municípios menores. O número de cidades que terão que sofrer o completo desligamento dos sinais de TV analógica também já foi definido pela equipe do MiniCom e Anatel, e deverá girar em torno de 800 a mil cidades.

Com a antecipação do apagão da TV digital de 2016, conforme definiu o presidente Lula, para 2015, conforme sugere o ministro Paulo Bernardo, o governo consegue somar argumentos para fazer com que as teles paguem ao setor de radiodifusão pela limpeza da faixa de 700 MHz, o que não ocorreria. Isto porque, com a antecipação do desligamento nas grandes cidades, a frequência hoje ocupada pela TV aberta analógica terá que ser “limpa” para ser comprada pelas operadoras de celular, para a oferta de serviços de banda larga.

Assim, a Anatel poderá lançar a consulta pública do edital até o final deste ano, e promover o leilão no primeiro trimestre do próximo ano, conforme o cronograma sugerido por Bernardo.

Fonte: Tele Síntese

Tagged with:
jun 07

TV Digital: Radiodifusores pedirão ao governo que inclua recepção de TV e FM na política de smartphones

notícia Comentários desativados em TV Digital: Radiodifusores pedirão ao governo que inclua recepção de TV e FM na política de smartphones

As empresas de radiodifusão devem se reunir na próxima semana com o ministro Paulo Bernardo para pedir formalmente para que o governo reveja a política de desoneração de smartphones e estímulo à produção de celulares no Brasil de modo a incluir medidas que garantam a recepção dos serviços de radiodifusão, tanto TV digital quanto a recepção de rádio AM e FM. Segundo fontes do mercado de radiodifusão ouvidas por este noticiário, o governo falha em não fomentar a recepção aberta e gratuita do padrão de TV digital brasileiro, o SBTVD, que prevê a mobilidade. Uma vez que uma das características previstas em decreto do SBTVD é a mobilidade, o governo deveria trabalhar junto aos fabricantes de telefones móveis para assegurar esse serviço à população.

Em relação à recepção dos sinais das emissoras de rádio, os radiodifusores enxergam um caminho até mais curto: entendem que boa parte dos dispositivos (não só smartphones) vendidos no Brasil já teriam essa capacidade, mas as empresas fabricantes de handsets simplesmente não ativam a função. A solicitação dos radiodifusores irá também nesse sentido.

Vale lembrar que a Portaria Interministerial MCT/MDIC 245 de 2011 já prevê a inclusão da capacidade de recepção da TV digital em 5% dos telefones produzidos no Brasil dentro do Processo Produtivo Básico a partir de 2013. Mas os radiodifusores entendem que os fabricantes estão, por meio de brechas nessa portaria, contornando a obrigação. Também avaliam que é muito pequeno o percentual, considerando-se que é interesse do governo fomentar a adoção da TV digital, até para que o espectro de 700 MHz possa ser liberado.

Fonte: Tela Viva

Tagged with:
jun 07

Paises TVD: Chile ainda discute sua lei de TV digital aberta

paises TVD Comentários desativados em Paises TVD: Chile ainda discute sua lei de TV digital aberta

Depois de quatro anos em tramitação, somente esta semana o Senado aprovou o projeto de lei

O senado do Chile finalmente aprovou esta semana a lei que regulamenta a TV digital aberta, depois de quatro anos de tramitação. Agora, o projeto tem ainda que ser analisado pela Câmara dos Deputados. Mas o governo tem pressa. O subsecretario de telecomunicações daquele país, Jorge Atton, estimou que na Copa do Mundo de 2014 pelo menos as principais cidades chilenas terão acesso às trasnmissões digitais.

Atualmente, apenas 40% da população tem acesso às transmissões digitais.

Fonte: FNDC

Tagged with:
preload preload preload