dez 16

Interatividade: João Pessoa é a primeira capital a testar interatividade com público do Bolsa Família

notícia, TV digital Comentários desativados em Interatividade: João Pessoa é a primeira capital a testar interatividade com público do Bolsa Família

João Pessoa foi a Capital escolhida para ser protagonista da primeira experiência de testes de conteúdos interativos com famílias de baixa renda. Vídeos interativos com informações sobre serviços do Governo Federal serão transmitidos, pela primeira vez, para famílias do Programa Bolsa Família de João Pessoa. O lançamento acontece nesta sexta-feira, às 16h, na Rua Industrial João Ursulo, nº 500, comunidade Bela Vista, no bairro do Cristo Redentor. Os conteúdos foram produzidos pela TV UFPB, Núcleo Lavid/UFPB, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Católica de Brasília (UCB) e Banco do Brasil.

A transmissão dos vídeos interativos, com informações sobre cursos e empregos, saúde e outros benefícios de programas do Governo Federal, será através do sinal digital da TV Câmara de João Pessoa, que inaugura a transmissão do sinal digital nesta sexta-feira, às 14h, no Plenário Senador Humberto Lucena da Câmara Municipal da Capital.

A iniciativa dos testes de interatividade é coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), através do projeto de Rede Nacional de Radiodifusão Pública Digital Interativa. O projeto conta ainda o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa, TV Câmara Federal e a sua afiliada local, além da TV UFPB, Núcleo Lavid.

O superintendente de Suporte da EBC, André Barbosa, coordena este projeto piloto de interatividade. Na TV UFPB, a produção foi coordenada pela jornalista e mestre em TV digital, Madrilena Feitosa, com a supervisão da diretora do Núcleo de Produção, Comunicação e Artes, Sandra Moura. No âmbito do Núcleo Lavid, o desenvolvimento das aplicações interativas esteve sob a coordenação do professor e coordenador do Núcleo, Guido Lemos, e da jornalista e mestre em TV digital, Kellyanne Alves. Na UFSC, o projeto esteve sob a coordenação do professor Fernando Crocomo, e na UCB, do professor Alexandre Kieling. Os testes das aplicações interativas foram realizados pela empresa TOTVS.

Fonte: Núcleo Lavid/UFPB

Tagged with:
dez 07

Ginga Brasil: Minicom cria o Ginga Brasil, programa de desenvolvimento de aplicativos e conteúdos interativos

notícia Comentários desativados em Ginga Brasil: Minicom cria o Ginga Brasil, programa de desenvolvimento de aplicativos e conteúdos interativos

O Ministério das Comunicações criou nesta sexta, 7, por meio da Portaria 482/2012 publicada em Diário Oficial, o programa Ginga Brasil, de estímulo ao desenvolvimento do padrão de interatividade Ginga, do Sistema Brasileiro de TV Digital. A proposta do programa é ajudar a desenvolver conteúdos e aplicações baseadas no Ginga. Isso inclui o fomento à criação de conteúdos e aplicativos interativos transmitidos pelas emissoras de TV digital (“com ênfase na produção independente”, segundo a portaria); a promoção de capacitação de profissionais e estudantes das áreas audiovisual, design, tecnologia da informação, engenharia e outras; a disponibilização de conteúdos e aplicações interativas, com especial atenção ao atendimento às finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas da TV digital; e a implementação e manutenção de repositórios digitais públicos destinados a abrigar conteúdos e aplicações multiplataforma. O programa será mantido por créditos orçamentários. Na semana passada, conforme noticiou este boletim, foi aprovada uma emenda à proposta de orçamento para 2013 de R$ 40 milhões para esse tipo de programa. O Ginga Brasil será um programa coordenado pela Secretaria Executiva do Minicom e executado pelas demais secretarias.

A única regra estabelecida a priori para os aplicativos e conteúdos produzidos no âmbito do programa são que “os direitos de autor e direitos conexos incidentes sobre aplicativos, obras audiovisuais e publicações resultantes dos projetos e ações financiados pelo Programa Ginga Brasil não poderão ser cedidos a terceiros, ainda que parcialmente, e suas licenças de uso deverão ser públicas, observado o disposto na legislação em vigor”. A edição de dezembro da Revista TELA VIVA trará uma reportagem específica sobre o programa e as demais iniciativas do Minicom de fomento ao desenvolvimento de conteúdos interativos.

Fonte: TI Inside

Tagged with:
dez 07

TV digital: Governo cria programa de estímulo para o Ginga Brasil

ginga, notícia, TV digital Comentários desativados em TV digital: Governo cria programa de estímulo para o Ginga Brasil

Em meio à discussão sobre a migração e a liberação de frequência com a digitalização da TV no Brasil, o ministério das Comunicações decidiu criar um programa para fomentar a difusão de conteúdos e aplicações interativas desenvolvidas com o middleware nacional. Também há a expectativa de formação de mão-de-obra qualificada.

Medidas entram em vigor imediatamente, mas no Decreto, publicado no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira, 07/12, não fica claro quanto e de onde virão os recursos para sustentar a iniciativa. O fomento ao Ginga é uma das ações previstas pelo governo para fazer ‘decolar’ a TV digital no Brasil.

Em setembro, durante o Rio Info 2012, realizado no Rio de Janeiro, especialistas da área foram taxativos ao afirmar que se a projeção feita pelo governo de alcançar a marca de 54 milhões de TVs com Ginga em 2016 vier a se confirmar, o crescimento da base será similar ao previsto para os smartphones, a TV será, sim, uma plataforma para a oferta de serviços públicos gratuitos para o cidadão brasileiro.

Medida também confirma a decisão – colocada em entrevista ao Convergência Digital pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo – de recuperar o tempo perdido em 2013. Na entrevista, Paulo Bernardo deixou claro que se for preciso irá, sim, ‘enquadrar’ os fabricantes da TV digital, considerados o grande pólo de resistência à evolução do uso do Ginga.

O Convergência Digital disponibiliza os termos da nova medida em prol do Ginga, publicada pelo governo, no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira, 07/12.

O MINISTRO DE ESTADO DAS COMUNICAÇÕES, INTERINO, no uso de suas atribuições, considerando o disposto no art. 218 da Constituição Federal, bem como o que estabelece o Decreto no 5.820, de 28 de junho de 2006, resolve:

Art. 1o Fica criado o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento do Padrão Nacional de Interatividade da Televisão Digital Brasileira – Ginga Brasil, que tem por finalidade contribuir para a produção e o desenvolvimento de conteúdos e aplicações baseados na interatividade prevista no Sistema Brasileiro de Televisão Digital – Terrestre (SBTVD-T).

Art. 2o São objetivos do Ginga Brasil:
I – fomentar a criação e a difusão de conteúdos e aplicações interativas transmitidas por emissoras de televisão digital, com ênfase na produção independente;

II – promover a capacitação de profissionais e estudantes das áreas do audiovisual, design, tecnologia da informação, engenharia, dentre outras correlatas;

III – disponibilizar aos cidadãos brasileiros conteúdos e aplicações que proporcionem experiências de interatividade em atendimento às finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas da televisão digital brasileira; e

IV – implementar e manter repositórios digitais públicos, destinados a abrigar conteúdos e aplicações multiplataforma.

Art. 3o Os recursos para a implementação das ações oriundas do Programa Ginga Brasil correrão por conta dos créditos orçamentários do Ministério das Comunicações e de outros órgãos da administração pública federal, conforme legislação orçamentária vigente, bem como de aportes de patrocínio e investimentos de empresas e organizações da sociedade civil, realizados na forma da lei.

Art. 4o Compete à Secretaria-Executiva, que coordenará o Programa, e às Secretarias de Serviços de Comunicação Eletrônica e de Telecomunicações, no âmbito de suas respectivas esferas de atuação, a implementação, execução, acompanhamento, fiscalização e análise de prestação de contas das ações e projetos do Programa Ginga Brasil.

Parágrafo único. A Secretaria-Executiva poderá expedir atos complementares ao disposto nesta Portaria.

Art. 5o As parcerias que visem à implementação e execução do Programa serão formalizadas mediante a celebração de instrumento específico, conforme o caso e de acordo com os requisitos fixados na legislação vigente.

Art. 6o Os direitos de autor e direitos conexos incidentes sobre aplicativos, obras audiovisuais e publicações resultantes dos projetos e ações financiados pelo Programa Ginga Brasil não poderão ser cedidos a terceiros, ainda que parcialmente, e suas licenças de uso deverão ser públicas, observado o disposto na legislação em vigor e as especificações constantes do instrumento de que trata o art. 5o.

Art. 7o Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Fonte? COnvergência Digital

Tagged with:
dez 05

TV Digital: Twitter aposta na experiência de ‘segunda tela’ no Brasil

TV digital Comentários desativados em TV Digital: Twitter aposta na experiência de ‘segunda tela’ no Brasil

Guilherme Ribenboim, diretor executivo do Twitter no Brasil, mostrou nesta segunda-feira como o Twitter e a televisão brasileira já caminham juntos, indicando que a empresa deve seguir o caminho da ‘segunda tela’ no país.

O termo define quando um usuário assiste televisão dividindo sua atenção com a telinha deum smartphone, geralmente tuitando sobre o assunto. Trata-se de uma tendência nos Estados Unidos e deve ser uma das apostas do Twitter no Brasil.

Ribenboim exibiu números que podem ser bastante atrativos para as emissoras brasileiras passarem a investir mais no Twitter. Um estudo do TVGuide.com mostra que, nos Estados Unidos, 17% dos entrevistados começaram a assistir um programa devido ao ‘burburinho’ em volta do programa nas redes sociais. Alem disso, destes, 31% continuaram a assisti-lo justamente devido à interação nestas mídias.

O executivo mostrou que, dos cinco eventos que renderam o maior numero de tuítes por minuto no Brasil, todos estavam de alguma forma ligados à TV. Entre eles estavam os dois jogos da final da Copa Libertadores, em que o Corinthians se sagrou campeão, o capítulo final da novela Avenida Brasil, a morte do humorista Chico Anisio e o penúltimo episódio do programa The Voice, da Rede Globo.

Shailesh Rao, vice-presidente internacional do Twitter mostrou uma como este recurso já é comum no mundo. O executivo mostrou o pico de tuítes durante o programa de TV X-Factor britânico, que promovia uma hashtag específica. Ao exibi-la na tela, foi impressionante o pico de tuítes com aquela mesma hashtag, quase instantaneamente.

Fonte: Olhar Digital

Tagged with:
preload preload preload