jul 30

Continuando a série de lançamentos do Ginga, iniciada em maio, hoje a PUC-Rio anuncia o Ginga4Windows: um exibidor (player) NCL-NCLua para Windows.

Agora qualquer usuário Windows pode facilmente instalar e rodar o Ginga. E o melhor, como sempre, sem pagar nada, e tendo o código aberto. Usuários do NCL Composer podem desenvolver aplicações e testá-las no ambiente Windows. O que já existia para Linux, agora existe também para Windows e, muito em breve, também para MAC.

Importante: Fabricantes de receptores que possuem lojas com aplicações NCL, e Emissoras de TV com portais com aplicações NCL, podem agora ter seus conteúdos/aplicações rodando em qualquer máquina com Windows, Linux e, em breve, MAC, sejam elas TVs, PCs, SmartPhones, tablets, etc.

Desenvolvedores de aplicações NCL/NCLua não ficam mais restritos à difusão de suas aplicações pela rede de radiodifusão. Ginga4Windows  (como o Ginga4Linux) vai ao encontro da convergência (tanto quanto aos tipos de receptores, quanto às plataformas de redes de distribuição, quanto aos sistemas de DTV).

Ginga4Windows pode ser baixado a partir de https://www.gingancl.org.br/pt-br/ferramentas

Vejam tutorial de como integrar o Ginga4Windows com o NCL Composer em https://composer.telemidia.puc-rio.br/en/doc/user_manual_0.1.1/overview/run

Exemplos de aplicações NCL/NCLua podem ser obtidas de: www.clube.ncl.org.br

Ginga4Windows é o mais novo lançamento da série começada no mês de maio:

Bom proveito,
Prof. Luiz Fernando

Fonte: Comunidade Ginga

Tagged with:
jul 30

Cidades TV Digital: Cobertura digital chega a todas as capitais

cidades TVD Comentários desativados em Cidades TV Digital: Cobertura digital chega a todas as capitais

A TV Acre, afiliada à Globo, estreia seu sinal digital nesta quinta, 26, em Rio Branco. Com a inauguração, todas as capitais brasileiras passam a ter sinal de pelo menos uma emissora de TV digital. De acordo com o Censo 2010 do IBGE, as capitais somam 44,92 milhões de pessoas. Nos demais municípios, segundo nota do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, a população com acesso ao sinal da TV digital já chega a 43.041.964 habitantes.

Na sexta-feira, dia 27, um dia após a inauguração no Acre, será a vez da TV Rondônia, também afiliada à Globo. A emissora passará oficialmente a transmitir o sinal digital gratuito para Porto Velho, que já está coberta pelo sinal digital de três emissoras: a TV Candelária, afiliada à Record, a Record News e a TV Rede Vida.

Na última segunda, 23, a TV Tem, afiliada à Globo, inaugurou suas transmissões digitais em Bauru (SP), no canal 26 UHF. O município já contava com o sinal digital da Rede Vida. Ainda segundo o Fórum SBTVD os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo já contam com mais de 70% de seus municípios atendidos pelo sinal digital de pelo menos uma emissora.

Fonte: Tela Viva

Tagged with:
jul 18

TV Digital: Oficina Ginga e Empreendorismo

eventos Comentários desativados em TV Digital: Oficina Ginga e Empreendorismo

A Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, com o apoio da Intacto Engenharia de Sistemas, promoverá a oficina Ginga e Empreendorismo, durante a 13a edição do Fórum Internacional do Software Livre.

O Ginga é um middleware, software de camada intermediária, que faz a mediação entre o hardware e demais aplicações – no caso, da TV Digital no Brasil.

A expectativa é que, com a progressiva obrigatoriedade de inclusão da ferramenta nos televisores fabricados no país, o mercado para aplicações torne-se aquecido e atrativo para publicidade, serviços governamentais e programação regular.

A oficina tem como objetivo promover o encontro de desenvolvedores e empreendedores para exercitar propostas e modelos de negócio com o programa, que foi desenvolvido no Brasil e reconhecido na UIT (União Internacional de Telecomunicações), fruto do desenvolvimento de projetos de pesquisa coordenados pelos laboratórios Telemídia da PUC-Rio e LAViD da UFPB.

Dividida em duas sessões, a atividade abordará os problemas da relação hardware e middleware, possíveis clientes, propostas de valores de venda, modelos de negócios e será finalizada com uma dinâmica de grupo que buscará soluções práticas para as questões apresentados.

O evento acontece nos dias 26 e 27 de julho, das 14 às 18 horas, dentro da programação do fisl. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail si@mdic.gov.br ou na hora da oficina, sem custo adicional. As vagas são limitadas.

Mentores da Oficina:

Alexandre Gomes (Ale Gomes)

Alexandre Gomes é desenvolvedor de software, educador e empreendedor. Cofundador da SEA Tecnologia, Mestre em Informática pela Universidade de Brasília, professor dos cursos de especialização em Sistemas Orientados a Objetos, Engenharia e Desenvolvimento de Software, MBA em Gestão de Projetos e MBA em Governança de TI da Fundação Universa, instrutor oficial da Sun, SAP e RedHat com centenas de horas ministradas para as iniciativas pública e privada e palestrante em inúmeros eventos, congressos e encontros nacionais e internacionais. Já escreveu e editou em revistas e portais de conteúdo técnico especializado.

André Terra

Cofundador da Intacto Engenharia de Sistemas, empresa voltada à inovação e especializada em interatividade para a TV, onde atua como diretor de marketing e comercial. Em 2008 e 2009, apresentou, já em funcionamento, a primeira solução bancária interativa para TV durante o Congresso Internacional de Automação Bancária, o CIAB. Com as soluções Qual Canal e HMA, ganhou em 2011 como projeto inovador mais votado no Expo i9, evento organizado pelo Departamento de Inovação da Rede Globo, em que houve o concurso “O seu talento na Campus Party” uma parceria entre a Futura Networks e a Rede Globo. Os mesmos dois projetos ganharam também o primeiro lugar no Salão de Inovação da RioInfo em 2011.

Bruno Lima

Mestre em Informática pela PUC-Rio na área de TV Digital. Trabalhou mais de 4 anos em projetos que levaram a criação da especificação do padrão brasileiro de TVD. Atualmente, trabalha como Pesquisador e Desenvolvedor na Intacto Engenharia de Sistemas em vários projetos na área de TV Digital Interativa.

Gustavo Gorenstein (Guga Gorenstein)

Guga é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco, tem MBA em Marketing pela FGV e mestrado em Technology Entrepreneurship pela Universidade de Londres, onde pode estudar as novas teorias e frameworks sobre negócios ‘repetíveis e escaláveis’, como Lean Startup, Customer Development, Business modeling, Business Model Canvas, etc. Por vários anos trabalhou em business development na The Coca-Cola Company, antes de entrar no mestrado. Durante a temporada em Londres ganhou, junto com um grupo de amigos, o London Entrepreneur Challenge, foi terceiro lugar no Latin MootCorp e ganhou uma bolsa da London Business School onde pode aprofundar ainda mais seus conhecimentos em novos negócios

Edital

Será lançado no 13º FISL pela ACERP (www.acerp.org.br/) um Edital de estímulo à produção de aplicativos para TV Digital, utilizando o Ginga. O Diretor da ACERP, Caio Leboutte, anunciará os termos do Edital na abertura da Oficina “Ginga e Empreendedorismo”, no dia 26/7, 24h00.

 

Fonte: Portal do Software Público

Tagged with:
jul 11

Como parte da última etapa do cronograma estabelecido pelo decreto nº 5.820/2006, a respeito da implantação da TV digital no Brasil, o Ministério das Comunicações aprovou a transmissão com tecnologia digital para retransmissoras de 30 municípios brasileiros. A medida foi adiantada graças à redução da burocracia na análise dos processos na Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica (SCE). Com todos os pedidos de geradoras analisados, a meta da SCE é zerar também o estoque de pedidos das retransmissoras.

Dentre as 30 consignações, a maior parte foi no Estado de São Paulo, com 13 autorizações, e no de Mato Grosso, com cinco municípios contemplados. As emissoras autorizadas deverão transmitir sua programação simultaneamente em tecnologia analógica e digital até 2016, quando será feito o desligamento total da TV analógica. A partir deste ano, os canais utilizados para este tipo de transmissão serão devolvidos para a União.

Confira abaixo a lista dos municípios que passam a receber o sinal da TV digital:

  • Votorantim (SP)
  • Rosana (SP)
  • Itaporanga (SP)
  • Pontes Gestal (SP)
  • Barra do Turvo (SP)
  • Espírito Santo do Pinhal (SP)
  • Pilar do Sul (SP)
  • Pedro Toledo (SP)
  • Novo Horizonte (SP)
  • Reginópolis (SP)
  • São Sebastião (SP)
  • Pederneiras (SP)
  • Piracicaba (SP)
  • Linhares (SE)
  • Santana do Ipanema (AL)
  • São Luis (MA)
  • Porto Esperidião (MT)
  • Lucas do Rio Verde (MT)
  • Nova Mutum (MT)
  • São Felix do Araguaia (MT)
  • Alto Garças (MT)
  • Itaúba (MS)
  • Glória de Dourados (MS)
  • Volta Redonda (RJ)
  • Rio de Janeiro (RJ)
  • Belo Horizonte (MG)
  • Governador Valadares (MG)
  • Rio do Sul (SC)
  • Irineópolis (SC)
  • Não-Me-Toque (RS)

Fonte: Tela Viva

Tagged with:
jul 11

TV Analógica: Minicom quer estudo sobre desligamento da TV analógica pronto até setembro

notícia Comentários desativados em TV Analógica: Minicom quer estudo sobre desligamento da TV analógica pronto até setembro

O Ministério das Comunicações trata com urgência a definição de um planejamento para o desligamento dos sinais analógicos de TV, previsto para acontecer ao final do prazo de transição para a TV digital em junho de 2016. De acordo com o ministro Paulo Bernardo, a previsão da Anatel era de concluir os estudos para a definição de um cronograma de desligamento e das novas atribuições da faixa de 700 MHz no final de novembro, mas o Minicom pediu à agência que isso fosse antecipado para setembro.

Mais que isso, Bernardo quer um maior envolvimento do setor de radiodifusão no processo. “Teremos uma reunião na terça-feira (10) com as entidades do setor, com a Abert e a Abra. Vamos anunciar oficialmente o início dos estudos e vamos pedir que as entidades nos ajude, contribuindo com conhecimento técnico, de mercado e o que mais puderem”, disse o ministro nesta sexta, 6, em Rancho Alegre (PR), na ocasião da inauguração da antena de 3G na Vivo na cidade. Uma vez concluído o estudo, o projeto passará ainda por consulta pública.

A Anatel, por sua vez, ainda está em processo de montagem do grupo de trabalho que conduzirá formalmente o estudo, ainda que informalmente autoridades e técnicos da agência já venham trabalhando na questão.

Fonte: Tela Viva

Tagged with:
jul 11

TV Digital: Minicom libera debêntures para financiar Banda Larga e TV digital

notícia Comentários desativados em TV Digital: Minicom libera debêntures para financiar Banda Larga e TV digital

Investimentos em infraestrutura voltados à oferta de banda larga e TV Digital já podem contar com a redução de Imposto de Renda no uso de debêntures como forma de financiamento. Uma portaria do Ministério das Comunicações foi assinada nesta quinta-feira, 5/7, pelo ministro Paulo Bernardo e será publicada no Diário Oficial da União nesta sexta, 7/7.

Trata-se da regulamentação específica para telecomunicações da Lei 12.431/2011, e do posterior Decreto 7.603, do mesmo ano – mas que dependem de mecanismos de cada área para valerem de fato. O que o Minicom faz agora é definir que tipos de projetos podem ser enquadrados no benefício fiscal.

O benefício consiste na redução a zero da alíquota do Imposto de Renda sobre o rendimento das debêntures cobrados de pessoas físicas – e para 15% no caso das pessoas jurídicas. Sem o alívio fiscal, os juros variam de 15% a 22,5% em ambos os casos.

Em essência, trata-se de uma ferramenta de incentivo aos investimentos, visto que busca reduzir o custo da captação de recursos – sem contar que, vale lembrar, praticamente apenas o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferece juros amigáveis nos investimentos de longo prazo.

A portaria define que “são passíveis de aprovação como prioritários os projetos que visem a implantação, ampliação ou modernização de rede de telecomunicações que suporte a comunicação de dados em banda larga ou a implantação de infraestrutura de rede para a radiodifusão digital”.

Nesse sentido, os pedidos de desoneração – que precisam ser submetidos ao Minicom, em formulário próprio disponível no site da pasta – devem ser feitos individualmente para cada projeto a ser financiado, no todo ou em parte, com a emissão de debêntures. Os passíveis de aprovação devem tratar de:

1) Rede de transporte;
2) Rede de acesso, inclusive na faixa de 450 MHz e Femto Cell;
3) Sistema de comunicação satelital;
4) Rede local sem fio, em locais de acesso público;
5) Cabo submarino para comunicação de dados; ou
6) Infraestrutura de rede para radiodifusão digital.

A partir de ato do ministro das Comunicações declarando tal investimento como prioritário – e portanto apto ao benefício – as Sociedades de Propósito Específico criadas para esse fim terão um ano para emitir as debêntures. As SPEs terão que encaminhar relatórios periódicos ao Minicom destacando a destinação específica dos recursos captados por meio das debêntures.

Fonte: Convergência Digital

Tagged with:
jul 03

I Oficina Ginga-DF: Reportagem Canal E – Secretaria de Educação do DF

eventos, videos Comentários desativados em I Oficina Ginga-DF: Reportagem Canal E – Secretaria de Educação do DF

Fonte: https://www.se.df.gov.br/?p=5939

Tagged with:
jul 03

Esquecemos de tirar mais fotos da oficina, mas ai vão as que tiramos.

Tagged with:
jul 03

I Seminario Ginga-DF: Fotos do Seminário

eventos Comentários desativados em I Seminario Ginga-DF: Fotos do Seminário

Com um pouco de atraso mais ai vão algumas fotos do Seminário.

Tagged with:
preload preload preload