maio 29

Torre TV Digital: Imagem e som em alta definição são os principais atrativos do sinal digital

notícia Comentários desativados em Torre TV Digital: Imagem e som em alta definição são os principais atrativos do sinal digital

Inaugurada em abril deste ano, a Torre de TV Digital em Sobradinho ainda não funciona como transmissora de sinal digital para o Distrito Federal. Apenas em dezembro, quando receber a antena, ela estará em total condição de fazer esse serviço. Apesar disso, os brasilienses ainda vão poder assistir aos jogos em alta definição, pois a maioria das emissoras usam um sistema provisório instalado na Torre de TV da Esplanada dos Ministérios.

As vantagens dos sinais HD são muitas. Uma delas, claro, é a imagem em alta definição que é muito mais nítida, podendo ver detalhes que antes passavam despercebidos ao telespectador. “Se você chegar bem perto, é possível ainda enxergar as linhas que diferenciam os sistemas dos televisores”, explica Ricardo Queiroz, professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB). Na tevê analógica há cerca de 480 linhas; em HD, 720; e em Full HD, 1.080 linhas.

Fonte: Correio Braziliense

Tagged with:
maio 29

TV Digital: Padrão norte-americano permitirá transmissão de conteúdo para push video-on-demand

notícia Comentários desativados em TV Digital: Padrão norte-americano permitirá transmissão de conteúdo para push video-on-demand

O padrão norte-americano de TV digital, o ATSC, permitirá que os radiodifusores transmitam conteúdo não ao vivo para os receptores de TV digital terrestre. Foi anunciada nesta terça, 29, a aprovação da norma ATSC NRT (Non-Real-Time) Content Delivery, designada A/103. A norma permitirá a distribuição de conteúdo baseado em arquivos, incluindo programas e clipes, além de alertas de emergência, tanto para receptores fixos, quanto para receptores móveis portáteis. A funcionalidade permite o desenvolvimento, por exemplo, de conteúdos sob-demanda baseados em gravadores digitais, como hoje fazem as operadoras de TV por assinatura.

O conteúdo é pré-carregado no receptor do telespectador, podendo ser acessado por ele a qualquer momento. Dessa forma, será possível, por exemplo, enviar um conteúdo durante a noite para que o telespectador assista se e quando desejar. Segundo nota do Advanced Television Systems Committee, a aplicação é especialmente interessante para o consumo de TV em dispositivos móveis, que tende a ser usado em momentos de espera.

Além do conteúdo televisivo, a norma permite enviar informação para outros tipos de dispositivos equipados com um receptor ATSC, como PCs ou media players portáteis. As aplicações previstas usando a nova versão do padrão são push video-on-demand (conteúdo pré-carregado no receptor para ser visto quando o telespectador quiser); notícias, informações e serviços referentes a clima; canais de TV personalizados; distribuição de música; informação de referência relacionada à programação de TV.

Fonte: Tela Viva

Tagged with:
maio 29

I Seminário Ginga-DF: Prof. Cosette Espindola de Castro Confirmada

eventos Comentários desativados em I Seminário Ginga-DF: Prof. Cosette Espindola de Castro Confirmada

É com prazer que anunciamos a Prof. Cosette Espindola de Castro como Palestrante do I Seminário e Desenvolvimento de TV DIgital Ginga-DF.

Tema – Produção de Conteúdos Digitais como Estrategia de Desenvolvimento

Pos-doutora em Comunicação pela Cátedra da Unesco em Comunicação e Desenvolvimento Regional. Doutora pela Universidad Autonoma de Barcelona – ES. Professora da Pós-Graduação em Comunicação na Universidade Católica de Basilia (UCB). Coordenadora do GT Conteúdos Digitais do Plano eLAC 2015 para Sociedade da Informação na América Latina e Caribe; Coordenadora do GP Conteúdos Digitais e Convergencia Digital da INTERCOM; Vice-Coordenadora do GI de Comunicação Digital da Associação dos Pesquisadores em Comunicação Digital – ALAIC. Autora dos livros Midias Digitais e Convergência Tecnológica (2005) e Comunicação Digital (2008). Seu trabalho de Pós-Doutorado sobre “Produção de Conteúdos Digitais como Estrategia de Desenvolvimento” está disponível na internet.

Lattes: https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4703076H6

Tagged with:
preload preload preload