dez 06

TV Digital terá programação especial na Campus Party 2012

eventos, notícia Comentários desativados em TV Digital terá programação especial na Campus Party 2012

Nos últimos cinco anos, a Campus Party tem abordado temáticas sobre as principais tendências do mundo digital. Para comprovar que inovação está muito além das barreiras dos PCs, tablets e smartphones, a edição de 2012 do maior acontecimento tecnológico do mundo terá uma agenda recheada de conteúdo e discussões sobre TV Digital. A Semana da TV Digital, uma das ações especiais da Campus, terá curadoria de André Terra e Marcos Roberto, vencedores de diversos prêmios de inovação no Brasil e no exterior.

Com o objetivo de apresentar, explorar e debater sobre as inovações da TV Digital que despontam no Brasil, a Semana da TV Digital abrigará diversas atividades, entre palestras e debates, que mostrarão como a convergência de TV e web se relaciona com diferentes áreas de conhecimento e como rapidamente ganhará espaço no cotidiano dos brasileiros.

Atualmente, mais de 100 milhões de brasileiros têm acesso à televisão digital. Para Marcos Roberto, um dos curadores da Semana da TV Digital, o potencial dessa tecnologia ainda não é totalmente utilizado. “A principal mudança percebida é a qualidade máxima da imagem, mas este é apenas o início. Um dos maiores agentes da revolução na TV é a interatividade. Toda experiência propiciada pela Internet em PCs e smartphones, agora também será possível a partir do controle remoto”, explica.

Além de apresentar aos campuseiros as tendências e oportunidades da era da televisão interativa, o intuito da programação é dar destaque ao tema que está na pauta de empresas, comunidades de desenvolvedores, instituições de ensino e pesquisa, esferas governamentais e até mesmo dos cidadãos. Segundo André Terra, também curador da Semana da TV Digital na Campus Party Brasil 2012, “quem gosta de se envolver com tecnologias novas e desafiadoras vai encontrar muito conhecimento e oportunidades de vislumbrar a era da TV Digital”.

O tema já esteve presente em edições anteriores da Campus Party Brasil. Em 2012, entretanto, a TV Digital terá ainda mais destaque, com discussões mais aprofundadas. “A Semana da TV Digital é uma trilha de conteúdo transversal relacionada a várias áreas, como Empreendedorismo, Games, Mídias Sociais, entre outros. Esta será a principal oportunidade para entender a tecnologia, tirar dúvidas e conhecer as expectativas dos especialistas no assunto”, conclui Carolina De Marchi, coordenadora de conteúdo da Campus Party Brasil.

Conheça os curadores da Semana da TV Digital na Campus Party 2012:

André Terra: Co-fundador da Intacto Engenharia de Sistemas, empresa voltada à inovação e especializada em interatividade para a TV, onde atua como diretor de marketing e comercial. Em 2008 e 2009, apresentou a primeira solução bancária interativa para TV no evento CIAB Febraban, principal evento de tecnologia para a área financeira da América Latina. Em 2011, com as soluções Qual Canal e HMA, foi premiado como projeto inovador mais votado no Expo i9, evento organizado pelo Grupo de Inovação da Rede Globo. Os dois projetos também foram vencedores no Salão de Inovação da RioInfo, em 2011.

Marcos Roberto: Co-fundador e atual diretor de inovação da Intacto Engenharia de Sistemas. Em 2010, apresentou o iTV Project na Campus Party Brasil, com o qual conquistou o prêmio de projeto inovador no “Campuseiros Apresentam”. Após a edição brasileira do evento, Marcos teve a oportunidade de apresentar o mesmo projeto na Campus Party Europa, realizada em Madri, onde conquistou o prêmio de projeto mais inovador da América Latina.

Tagged with:
dez 06

Debate na USP aborda a acessibilidade audiovisual na TV digital

eventos Comentários desativados em Debate na USP aborda a acessibilidade audiovisual na TV digital

Mais de 30 trabalhos de pesquisadores brasileiros e iberoamericanos serão apresentados durante o I Congresso Iberoamericano de Acessibilidade Audiovisual, CIAA-2011, que acontece na Associação dos Engenheiros Politécnicos, USP, de 8 a 9 de dezembro. Organizado pelos professores-doutores Marcelo Zuffo, Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica, da USP, e Ánger García Crespo, da Universidade Carlos III de Madri, Espanha.

O CIAA é um evento técnico-científico que apresenta e discute as experiências, problemas e desafios relacionados com a acessibilidade dos meios de comunicação audiovisuais para pessoas com deficiência sensorial em países iberoamericanos. O congresso está inserido no contexto da Rede Iberoamericana para Melhoria da Qualidade dos Serviços Interativos e da Acessibilidade na Televisão Digital Terrestre para Inclusão Digital, financiada pelo CYTED (Ciência e Tecnologia Americana para o Desenvolvimento).

Formada por universidades de países de língua espanhola e portuguesa, a rede tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços interativos e de acessibilidade da TV Digital Terrestre. “Essa conferência integrará o conhecimento dos participantes em relação à acessibilidade audiovisual na realidade dos participantes e vai possibilitar a divulgação de boas práticas e dos progressos em pesquisas e trabalhos na área”, afirma Marcelo Zuffo. O evento é aberto e as inscrições serão feitas no local. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3091-5554 / 3032-7719.

Fonte: Tela Viva

Tagged with:
dez 06

Bolsas para capacitação em ISDB-T não foram preenchidas

notícia Comentários desativados em Bolsas para capacitação em ISDB-T não foram preenchidas

As bolsas de capacitação científico-tecnológica para profissionais da área de TV digital não estão sendo preenchidas. Patrocinadas pelas entidades brasileiras ABC (Agência Brasileira de Cooperação), Ministério das Comunicações e JICA-Agência Japonesa de Cooperação Internacional, como prevê o acordo entre Brasil e Japão, as bolsas estão disponíveis para profissionais que buscam capacitação no sistema ISDB-T.

O assunto foi tratado durante reunião entre pesquisadores japoneses e brasileiros presentes no 2o. Simpósio Brasil-Japão de Avanços Tecnológicos, realizada no Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP, na quarta-feira, 30 de novembro.

Marcelo Zuffo, pesquisador e coordenador de pesquisa do LSI e organizador do simpósio, informou que no próximo ano, o LSI promoverá a divulgação dessas bolsas para que um número maior de profissionais brasileiros possam se beneficiar do acordo firmado entre os dois países, que inclui o treinamento de especialistas no sistema ISDB-T. O treinamento aborda o processo de digitalização de uma emissora de TV desde a geração até a recepção dos sinais digitais.

Segundo Zuffo, há possibilidade de a terceira edição do Simpósio Brasil-Japão, promovido pelo LSI, acontecer no Japão, em 2012. “Para isso vamos buscar apoio de entidades brasileiras e japonesas”. No 2º. Simpósio Brasil-Japão, o representante da Secretaria de Telecomunicações do Departamento de Indústria, Ciência e Tecnologia do Ministério das Comunicações, Otavio Caixeta, afirmou a importância do intercâmbio de profissionais entre o Brasil e Japão para a sustentabilidade do sistema ISDB-T. O executivo do MinC complementou que o órgão continuará apoiando essa e outras ações de treinamento e capacitação profissional.

O Simpósio Brasil-Japão sobre Avanços Televisão Digital recebeu pesquisadores como Koji Suginuma, da Universidade de Keio, Japão, que demonstrou soluções audiovisuais de TV em super alta definição, baseadas no sistema 4K. Em sua palestra, Suginuma analisou a implementação da TV de Super Alta Definição, que ainda pode demorar algum tempo para chegar à casa do usuário. Enquanto isso, a indústria está voltando sua atenção para as aplicações da resolução 4K em ambiente doméstico. “Já é possível a transmissão de conteúdos em 4K por meio de serviços cabeados. No entanto, em função de problemas relacionados à padronização, as transmissões televisivas em 4K pelo ar ainda não estão maduras”.

Ginga Nova Geração

No simpósio, o pesquisador Luis Fernando G. Soares, responsável pelo desenvolvimento do middleware Ginga-NCL do Sistema Brasileiro de TV Digital, apresentou a arquitetura Ginga para soluções terrestres de televisão IPTV e TV conectada e os novos recursos da próxima versão do NCL – NCL 4.0. Soares também é responsável pela recomendação ITU-T (Setor de Normatização das Telecomunicações) para serviços IPTV.

“A versão NCL 4.0, em desenvolvimento, oferece melhor suporte para aplicações sensíveis ao contexto, a dispositivos de múltiplas exibições, a dispositivos de entrada multimodal e a aplicações 3D”, disse. O pesquisador relacionou pesquisas e desenvolvimentos em novas ferramentas de autoria, em especial modelos de criação e a interoperabilidade entre o Ginga e outros middlewares, principalmente em BML e LIME. Sua equipe também está trabalhando no desenvolvimento de dispositivos hipermídia, para substituir o tradicional controle remoto.

Fonte: Tela Viva

Tagged with:
dez 06

Minicom simplifica artigos da portaria que implementa TV Digital

notícia Comentários desativados em Minicom simplifica artigos da portaria que implementa TV Digital

O Ministério das Comunicações simplificou alguns pontos da portaria que regula a implantação da TV digital no país. A primeira delas é que a emissora não precisará mais apresentar o laudo das instalações da estação geradora ou retransmissora analógica como requisito para obter a consignação do canal digital.

Agora, basta apresentar declaração assinada pelo representante legal da emissora, de que a geradora ou retransmissora analógica se encontra regular, conforme regulamento técnico da Anatel. Também não será necessário apresentar a composição societária, nem a participação de cada sócio no capital social na documentação, basta declarar que “não excede os limites de outorga fixados no art. ….. do Decreto-Lei nº 236”, diz o texto.

A revogação do parágrafo único do artigo 4º foi outro ponto alterado na portaria. O texto dizia que a permissionária ou autorizada de serviço de retransmissão somente poderia requerer a consignação, após o início da transmissão digital, em caráter definitivo, da estação geradora cedente da programação.

“O parágrafo revogado estava incoerente com os prazos estabelecidos para pedido de consignação de canal. As alterações simplificam o processo e vão agilizar as análises no ministério”, explicou o diretor de Tecnologia da Abert, Ronald Siqueira Barbosa.

Veja as alterações: https://www.abert.org.br/site/images/stories/noticias2011_2/Portaria_491.pdf.

Fonte: Abert

Tagged with:
preload preload preload