mar 11

Inovações brasileiras comprometidas

notícia Comentários desativados em Inovações brasileiras comprometidas

Finalmente está na ABNT a norma do Ginga-J, etapa essencial para o lançamento comercial da interatividade no Brasil. A Consulta pública na ABNT vai até dia 5 de abril. Caso não haja vetos ou sugestões de alteração, a norma poderá ser publicada pelo Fórum do SBTVD ainda em abril. Depois disso, aparelhos com Ginga estarão oficialmente liberados para comercialização.

No entanto, a norma que está em consulta pública não contempla nenhuma inovação brasileira em matéria de recursos de interatividade, como o uso de múltiplos dispositivos, adaptabilidade do conteúdo em função da localização do usuário, conexão bluetooth com aparelhos celulares, o que permitiria usar a telefonia móvel como canal de interatividade. Ou seja, anos de trabalho de inovação da academia brasileira podem estar comprometidos.

Todas as inovações brasileiras foram agrupadas em um novo perfil do Ginga-J e ainda não tem prazo ou previsão de entrar em consulta pública. Sem essas inovações, a interatividade na TV brasileira corre risco de ficar restrita ao que já é feito na Europa, com o MHP, e ainda sem respaldo comercial. Há algumas inovações que agregam recursos, mas nada que possa revolucionar o uso do controle remoto.

É possível que no futuro vejamos esses recursos funcionando em outros países. Nunca é demais lembrar que a Argentina vai lançar a interatividade antes do Brasil, baseada em NCL e Lua. O país vizinho descartou a linguagem Java. Todo sistema de TV digital será lançado já com interatividade e alta definição, capitaneado pelo governo federal, com as adaptações desenvolvidas pelas universidades. Ao contrário do Brasil, a Argentina não admite ficar na mão de um determinado setor, evitando assim boicotes ao lançamento dos serviços e produtos.

Fonte: iTV

Tagged with:
mar 11

Mais três cidades brasileiras recebem canais da TV Digital

cidades TVD Comentários desativados em Mais três cidades brasileiras recebem canais da TV Digital

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, autorizou na tarde desta quarta-feira, 10 de março, a consignação de canais digitais para a TV Anhanguera, de Palmas (TO); para a TV Tocantins, de Anápolis (GO); e para a TV Rio Vermelho, de Luziânia (GO).

Com a consignação assinada, estas emissoras vão preparar projeto de instalação da estação transmissora para receber do ministério autorização para início das transmissões digitais. São 152 emissoras de televisão em todo o Brasil que tiveram do ministério a consignação de seu canal digital.

O ministro Hélio Costa, ao assinar as consignações, lembrou da importância da inovação tecnológica da TV Digital. “É um passo importantíssimo que a tevê brasileira deu, na hora certa, e que posicionou o país na América do Sul”, disse o ministro.

O representante das emissoras, Jaime Câmara, revelou os planos de inauguração do sinal digital em alta-definição das três emissoras. “Essa assinatura vai nos permitir inaugurar o sinal digital nestas três cidades antes da Copa do Mundo”, disse Câmara. A Copa do Mundo começará no dia 11 de junho, na África do Sul.

Passados pouco mais de 2 anos desde a implantação, 29 cidades brasileiras já transmitem a TV Digital em alta-definição. Deste número, 20 são capitais e 9, cidades pólo: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Uberlândia (MG), São José do Rio Preto (SP), Teresina (PI), Santos (SP) Brasília (DF), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB), Sorocaba (SP), Belém (PA), Manaus (AM), Ribeirão Preto (SP), Joinville (SC), Aracaju (SE), Londrina (PR), São Luís (MA) e Araraquara (SP).

Fonte: Convergência Digital

Tagged with:
mar 11

Band e Sony captarão imagens 3D da Fórmula Indy

notícia Comentários desativados em Band e Sony captarão imagens 3D da Fórmula Indy

Os testes de captação em 3D de eventos continuam no Brasil. A Sony anunciou nesta quarta, 10, que, por meio de uma parceria com a Rede Bandeirantes, vai captar imagens em 3D da Fórmula Indy, que acontece em São Paulo neste final de semana. Segundo a fabricante, esta é a primeira vez que uma corrida é captada em 3D.

As imagens serão transmitidas para o camarote da Band no Sambódromo, usando TVs Bravia 3D. O material será posteriormente utilizado pela Sony para exibição em pontos de vendas, feiras e outros eventos da empresa. Ainda no Brasil, a Sony também foi parceira da Globo na captação de imagens do Carnaval 2010.

Fora do Brasil, a fabricante já anunciou uma parceria com a DirecTV para a criação de canais de TV com conteúdo produzido exclusivamente em 3D e também fechou um acordo com a Fifa para gravar 25 jogos da Copa do Mundo com esta tecnologia.

Fonte: Tela Viva

Tagged with:
preload preload preload