nov 20

UIT aprova primeira etapa de análises do “Ginga-J”

ginga-j, notícia Comentários desativados em UIT aprova primeira etapa de análises do “Ginga-J”

A UIT (União Internacional de Telecomunicações) aprovou na primeira etapa de análises o “Ginga-J”, parte fundamental da interatividade da TV digital promovida pelo middleware Ginga. A chegada do Ginga-J, uma tecnologia de ponta e sem os custos de royalties, quebra parâmetros do próprio conceito que se tem de TV digital no órgão. Os demais sistemas reconhecidos pela UIT – o americano (ATSC), o europeu (DVB) e o próprio ISDB, japonês posteriormente aperfeiçoado pelo Brasil – estão harmonizados em um único middleware, porém, com custos de royalties associados.

Segundo a coordenadora do módulo técnico do Forum Brasileiro da TV Digital e uma das representantes do Brasil nas reuniões da UIT, Ana Eliza Faria e Silva, a proposta levada nas reuniões em Genebra altera a arquitetura básica de middleware do órgão de forma a se assemelhar a estrutura do Ginga e inclui as novas e gratuitas ferramentas em Java. “A conquista do Ginga-J, livre de royalties, pelo Fórum SBTVD, tem sido muito elogiada pelo potencial de ganho em âmbito mundial da tecnologia”, afirma.

Em reconhecimento a contribuição brasileira, o Fórum SBTVD foi agraciado, juntamente com o Japão, com a coordenação do grupo que vai endereçar testes de conformidade e compatibilidade de middleware. A iniciativa faz parte de um esforço prioritário da UIT em apoiar centros de testes em países em desenvolvimento com o objetivo de permitir a fabricação de equipamentos com a certificação da UIT.

Em outubro, a UIT aprovou as recomendações de radiodifusão que agregaram as inovações brasileiras ao ISDBT, padrão de TV digital japonês adotado pelo Brasil. Em maio, a Norma Ginga NCL-LUA (ITU-T H.761) se tornou um dos padrões UIT para a comunicação digital por IP.

Fonte: Tele Síntese

Tagged with:
nov 16

Da Argentina, o professor Luiz Fernando Soares, da PUC-Rio, manda notícias. Conta que na última quinta-feira, 12 de novembro, ocorreu no Canal 7, a TV pública argentina, a primeira transmissão experimental pelo ar de três programas interativos, todos em Ginga-NCL, produções da iTV, da PUC-Rio e da Universidad Tres de Febrero.

Segundo o professor, as transmissões marcaram também a estréia da transmissão pelo ar(antes mesmo do Brasil) de programas com sincronismo com o vídeo principal, com o uso de NPT. A maior dificuldade da interatividade e que ainda não vimos no ar nos testes das TVs do Brasil.

Também na semana passada foi criada a Comunidade Ginga Argentina, unindo mais de 10 representantes das Universidades e outras instituições. Os argentinos formaram uma rede para pesquisa e desenvolvimento futuro do Ginga pelas Universidades Argentinas, para atuação com as Universidades Brasileiras junto ao GT de middleware do CETIC. O professor Luiz Fernando ficou encarregado de fazer essa aproximação.

Ações semelhantes deverão acontecer em outros países da América do Sul, optantes pelo padrao nipo-brasileiro para TV Digital. “Já recebi convite da Venezuela e Chile para visitá-los”, confirma Luiz Fernando.

Fonte: Circuito – Cristina DeLuca

Tagged with:
nov 12

Fórum SBTVD decide que haverá duas versões do Ginga

ginga, notícia Comentários desativados em Fórum SBTVD decide que haverá duas versões do Ginga

Não é a melhor escolha, mas é melhor que a indefinição. É assim que o setor de software viu a decisão do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital tomada na reunião desta segunda, 9, sobre como será lançado o Ginga-J. Em uma clara vitória da indústria fabricante, ficou acertado que o Ginga será lançado em duas versões, 1.0 e 2.0. A versão 2.0 é a completa, dentro do que foi definido na recente consulta pública da Associação Brasileira de Normas Técnicas. A versão 1.0 será sem a parte Java do middleware. Fabricantes pressionavam pela possibilidade alegando que os altos custos de fabricação das caixas com o Ginga-J completo atrasariam a implementação da interatividade na TV digital terrestre brasileira. O Ginga 2.0 demanda hardware mais robusto.

Desenvolvedores de software, bem como parte dos radiodifusores associados ao Fórum SBTVD, temem que o lançamento de duas versões deixe legado e confunda ainda mais o consumidor. O setor de software, vale destacar, é o que mais cresce dentro do Fórum SBTVD, que em sua criação contava com seis associados ligados à área. Atualmente são 13 associados.

Salustiano Fagundes, da desenvolvedora HXD Interactive TV, diz que a iniciativa é um passo importante para o lançamento da interatividade no Brasil. Ele destaca a maior parte dos testes feitos com a interatividade no padrão nipo-brasileiro foi feita usando o Ginga 1.0, “mas seria interessante poder contar com as inovações da versão completa”. Segundo ele, apenas o Ginga 2.0 permitiria o envio de conteúdos diferenciados para o aparelho de TV, por exemplo. “É claro que a decisão vai deixar legado”, afirma, lembrando que os aplicativos mais avançados não rodarão em parte da base instalada de receptores. “Mas o mercado é quem vai dar o tom e acho que o modelo 2.0 vai acabar prevalecendo”, diz.

Estratégia

Ainda não foi decidida como será a estratégia de lançamento. Está em pauta se as duas versões serão lançadas simultaneamente, o que poderia gerar alguma confusão junto aos consumidores, ou se haveria uma janela entre os lançamentos. Trata-se apenas de uma decisão estratégica, já que não será mais necessário nenhum trabalho de especificação.

Também não foi decidido como será a divulgação do Ginga e das diferenças entre as versões.

Fonte: TI Inside

Tagged with:
nov 04

1º Simpósio Internacional de TV DIgital – Bauru-SP

eventos Comentários desativados em 1º Simpósio Internacional de TV DIgital – Bauru-SP

Com o objetivo de discutir a tecnologia digital, em especial, a televisão, além de sensibilizar e estimular pesquisadores, alunos, professores e profissionais, será realizado o 1º Simpósio Internacional de Televisão Digital. O evento é uma realização do Mestrado em Televisão Digital, UNESP, e será realizado em Bauru, estado de São Paulo, nos dias 18, 19 e 20 de novembro.

Tem a finalidade de discutir e analisar o potencial econômico, social e cultural da produção de conteúdos para plataformas digitais, promovendo a interação entre a academia, produtores de conteúdo e empresas tecnológicas, como espaço de desenvolvimento sustentável. É objetivo perceber os impactos desse conteúdo para as práticas de ensino a distância.

Tagged with:
nov 02

Esses vídeos foram gravados no I Encontro do Software Publico Brasileiro na quinta-feira dia (29/10/2009) e os palestrantes são Bruno Seabra Lima e Roberto Gerson Azevedo ambos do Laboratório Tele Mídia PUC-RIO.

Os vídeos foram gravados a partir de um celular e o som não está muito alto!!!

A pedido de algumas pessoas que não estavam conseguindo abrir os vídeos no blog, coloquei o link de cada vídeo para que possam ser abertos direto no site do QIK para ficar mais rápido…

Vídeo 1 – Oficina GINGA-NCL
https://qik.ly/nYt9

Vídeo 2 – Oficina GINGA-NCL
https://qik.ly/nbbf

Vídeo 3 – Oficina GINGA-NCL
https://qik.ly/nbbh

Vídeo 4 – Oficina GINGA-NCL
https://qik.ly/nbxH

Vídeo 5 – Oficina GINGA-NCL
https://qik.ly/nb6U

Vídeo 6 – Oficina GINGA-NCL
https://qik.ly/nb9u

Vídeo 7 – Oficina GINGA-NCL
https://qik.ly/ncAz

Vídeo 8 – Oficina GINGA-NCL
https://qik.ly/ncGQ

Vídeo 9 – Oficina GINGA-NCL
https://qik.ly/ncJK

Vídeo 10 – Oficina GINGA-NCL
https://qik.ly/ncMU

Tagged with:
nov 02

III Encontro Nacional da Comunidade GINGA

eventos, videos Comentários desativados em III Encontro Nacional da Comunidade GINGA

Esses vídeos foram gravados no I Encontro do Software Publico Brasileiro na quinta-feira dia (29/10/2009) e os palestrantes são Bruno Seabra Lima e Roberto Gerson Azevedo ambos do Laboratório Tele Mídia PUC-RIO.

Os vídeos foram gravados a partir de um celular e o som não está muito alto!!!

A pedido de algumas pessoas que não estavam conseguindo abrir os vídeos no blog, coloquei o link de cada vídeo para que possam ser abertos direto no site do QIK para ficar mais rápido…

Vídeo 1 – III Encontro Nacional da Comunidade GINGA
https://qik.ly/nXfs

Vídeo 2 – III Encontro Nacional da Comunidade GINGA
https://qik.ly/nXmv

Vídeo 3 – III Encontro Nacional da Comunidade GINGA
https://qik.ly/nbNY

Tagged with:
nov 02

Introdução a TV Digital

eventos, videos Comentários desativados em Introdução a TV Digital

Esses vídeos foram gravados no I Encontro do Software Publico Brasileiro na quarta-feira dia (28/10/2009) e os palestrantes são Bruno Seabra Lima e Roberto Gerson Azevedo ambos do Laboratório Tele Mídia PUC-RIO.

Os vídeos foram gravados a partir de um celular e o som não está muito alto!!!

A pedido de algumas pessoas que não estavam conseguindo abrir os vídeos no blog, coloquei o link de cada vídeo para que possam ser abertos direto no site do QIK para ficar mais rápido…

Video 1 – Introdução a TV Digital
https://qik.ly/nTZ3

Video 2 – Introdução a TV Digital
https://qik.ly/nTtD

Video 3 – Introdução a TV Digital
https://qik.ly/nUup

Video 4 – Introdução a TV Digital
https://qik.ly/nTtm

Video 5 – Introdução a TV Digital
https://qik.ly/nTvQ

Video 6 – Introdução a TV Digital
https://qik.ly/nTzx

Tagged with:
nov 02

Prototipo de Sistema Interativo de Controle para TV Digital usando

TV digital Comentários desativados em Prototipo de Sistema Interativo de Controle para TV Digital usando

Prototipo de Sistema Interativo de Controle para TV Digital usando Reconhecimento de Voz – SpeeTV, por Rafael Takashima

Postado por Marcos Henke do blog b4dtv

Tagged with:
nov 02

Mais duas cidades mineiras podem transmitir digitalmente

cidades TVD Comentários desativados em Mais duas cidades mineiras podem transmitir digitalmente

Mais duas emissoras receberão a consignação para transmitir sinais de TV digital. O Ministério das Comunicações assinou contrato com a TV União, de Araxá, e com a Rádio e Televisão de Uberlândia, em Ituiutaba, ambas em Minas Gerais. Segundo o Minicom, são 497 geradoras de televisão comercial e educativa em funcionamento no país, das quais 135 receberam a consignação do canal digital, autorizadas, portanto, a transmitirem pelo padrão ISDB-T. As geradoras aptas a transmitir digitalmente estão em 26 cidades, incluindo 18 capitais.

Fonte: Tela Viva

Tagged with:
preload preload preload