ago 23

O NCL Eclipse é um plugin de código livre para suporte ao desenvolvimento de aplicações interativas em NCL por meio da IDE Eclipse. Tendo como foco o desenvolvimento textual de aplicações, o NCL Eclipse agiliza o desenvolvimento através da validação e sugestão contextual de código totalmente compatível com as normas “ABNT NBR 15606-2” e “ITU-T H.761”, navegação hipertextual e pré-visualização gráfica de elementos NCL.

A versão 1.7 do NCL Eclipse tem como principal objetivo trazer melhorias às funcionalidades já existentes nas versões anteriores. Sendo assim, não será possível encontrar muitas novas funcionalidades. Por outro lado, acreditamos que as melhorias incluídas nessa nova versão ajudam bastante a acelerar o desenvolvimento textual. Entre elas estão:

  • Autocompletar não-sensível à maiúsculas/minúsculas.
  • Melhorias nos tratamentos de espaco em branco (antes e depois da sugestão).
  • Melhorias no posicionamento do cursor logo após a uma sugestão.
  • Melhorias e correção de bugs no validador (em especial, escopo do <switch> e <descriptorSwitch> e validacão de tipo de dado XML CNAME).
  • Novas sugestões (em especial, sugestão de valores de propriedades e novos protocolos à lista de URLs).

Recomendamos a todos os usuários das versões anteriores que atualizem para a nova versão.

Se você já tiver o NCL Eclipse instalado, atualizá-lo é tão simples quanto acessar o menu “Help->Check for Updates” do seu Eclipse.

Caso ainda não o tenha instalado, siga as instruções disponíveis em: https://laws.deinf.ufma.br/ncleclipse/pt-br:install.

Aproveitamos a oportunidade também para alguns informes adicionais:

1. Já encontra-se disponível um novo tutorial de como integrar o NCL Eclipse ao Ginga4Windows (https://www.telemidia.puc-rio.br/?q=en/novasferramentas) no site oficial. Segue o link: https://laws.deinf.ufma.br/ncleclipse/pt-br:tuto:runginga4windows.

2. Estamos migrando o nosso controle de versão de desenvolvimento para o Git. Por enquanto, os interessados podem acessar o código fonte mais atual do NCL Eclipse em: https://laws.deinf.ufma.br/ncleclipse/gitphp.

3. Já comecamos o planejamento da próxima versão. Então caso exista alguma funcionalidade que você gostaria de ver nas próximas versões do NCL Eclipse este é o momento ideal para se pronunciar.

4. Os interessados em ajudar o projeto de alguma forma (tanto em programacao, como no desenvolvimento de tutoriais, traducao da ferramenta, do site, etc.) são sempre bem-vindos. Então se você achar que pode ajudar, deseja aprender o ambiente Java/Eclipse ou aprofundar seus conhecimentos em NCL, não deixe de nos contactar para saber como é possível contribuir com o projeto.

Para mais informações, acesse o nosso site oficial:

ou deixe sua dúvida em nossos fóruns:

Fonte: Comunidade Ginga

Comments are closed.

preload preload preload