fev 24

Equipamentos foram instalados em 100 residências do Cristo, Colinas do Sul e Mandacaru. Objetivo é testar a transmissão digital e o potencial da interatividade junto a famílias de baixa renda. Projeto vem sendo realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), TV UFPB, Núcleo Lavid/UFPB, Universidades Católica de Brasília e Federal de Santa Catarina e outros parceiros.

O Núcleo Lavid (Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital) da UFPB já concluiu a instalação de equipamentos de transmissão digital (set-top boxes) em 100 casas de beneficiários do Programa Bolsa Família de João Pessoa. Agora, as famílias contempladas estão assistindo TV com qualidade digital e tendo, pela primeira vez, a oportunidade de fazer escolhas em uma programação interativa, que está sendo exibida exclusivamente para esses cidadãos, através da TV Câmara de João Pessoa, canal 61, com transmissão aberta.

A atividade faz parte do Projeto Piloto da Rede Nacional de Radiodifusão Pública Digital Interativa, que está sendo coordenado pela EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e tem parceria com o Núcleo Lavid/UFPB, TV UFPB, Universidades Católica de Brasília (UCB) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Banco do Brasil, Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa, Câmara Municipal de João Pessoa e empresas como a D-link, Totvs, EiTV, Harris e Dynavideo.

O projeto está sendo coordenado pelo superintendente de Suporte da EBC, André Barbosa. Na UFPB, a coordenação é da jornalista e mestre em TV digital, Madrilena Feitosa. No âmbito do Núcleo Lavid, o desenvolvimento das aplicações interativas esteve sob a coordenação do professor e coordenador do Núcleo, Guido Lemos, e da jornalista e mestre em TV digital, Kellyanne Alves. Na UFSC, o projeto esteve sob a coordenação do professor Fernando Crocomo, e na UCB, do professor Alexandre Kieling.

Cada um dos 100 beneficiários do Bolsa Família, dos bairros de Cristo, Colinas do Sul e Mandacaru, recebeu em casa um set-top box, uma antena de recepção digital e um controle remoto. Com esses equipamentos, as famílias estão assistindo, em casa, uma programação interativa, desenvolvida exclusivamente para elas, que oferece informações sobre onde obter vagas de cursos gratuitos, vagas de emprego, como tirar documentos, além de informações sobre aposentadoria, aleitamento materno, farmácia popular e outros programas do Governo Federal.

Em vez de sair de casa para procurar onde há vagas de emprego e cursos gratuitos, cidadãos do Bolsa Família de João Pessoa têm, agora, rápido e fácil acesso a essas informações, sendo necessário apenas apertar botões do controle remoto para escolher que tipo de informação desejam obter. A interatividade é muito simples e os vídeos interativos são audiodescritivos, ou seja, há informações em áudio que descrevem os conteúdos exibidos na forma de textos, visando atender aqueles que têm dificuldade de leitura.

Os vídeos interativos foram desenvolvidos pela TV UFPB e Núcleo Lavid/UFPB e pelas Universidades Católica de Brasília e Federal de Santa Catarina, além do Banco do Brasil. A programação é exibida pela TV Câmara de João Pessoa, através de um canal de serviços criado pela EBC, uma espécie de canal extra, através do qual os conteúdos interativos são veiculados. Trata-se de um projeto, de nível nacional, que pretende ampliar e fortalecer o sistema público de comunicação e radiodifusão do Brasil para universalizar o acesso da população a uma programação diferenciada e interativa.

Durante a execução do projeto, os parceiros envolvidos vão testar o potencial que essas famílias têm de interagir com os novos recursos proporcionados pela tecnologia digital, avaliando também aspectos da transmissão digital e outras funcionalidades do sistema.

A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa tem sido uma forte parceira nesse projeto, pois vem mobilizando sua equipe de psicólogas e assistentes sociais para apoiarem a viabilização do projeto na capital.

Fonte: Agência de Notícias da UFPB

Comments are closed.

preload preload preload