Jul 18

A Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, com o apoio da Intacto Engenharia de Sistemas, promoverá a oficina Ginga e Empreendorismo, durante a 13a edição do Fórum Internacional do Software Livre.

O Ginga é um middleware, software de camada intermediária, que faz a mediação entre o hardware e demais aplicações – no caso, da TV Digital no Brasil.

A expectativa é que, com a progressiva obrigatoriedade de inclusão da ferramenta nos televisores fabricados no país, o mercado para aplicações torne-se aquecido e atrativo para publicidade, serviços governamentais e programação regular.

A oficina tem como objetivo promover o encontro de desenvolvedores e empreendedores para exercitar propostas e modelos de negócio com o programa, que foi desenvolvido no Brasil e reconhecido na UIT (União Internacional de Telecomunicações), fruto do desenvolvimento de projetos de pesquisa coordenados pelos laboratórios Telemídia da PUC-Rio e LAViD da UFPB.

Dividida em duas sessões, a atividade abordará os problemas da relação hardware e middleware, possíveis clientes, propostas de valores de venda, modelos de negócios e será finalizada com uma dinâmica de grupo que buscará soluções práticas para as questões apresentados.

O evento acontece nos dias 26 e 27 de julho, das 14 às 18 horas, dentro da programação do fisl. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail si@mdic.gov.br ou na hora da oficina, sem custo adicional. As vagas são limitadas.

Mentores da Oficina:

Alexandre Gomes (Ale Gomes)

Alexandre Gomes é desenvolvedor de software, educador e empreendedor. Cofundador da SEA Tecnologia, Mestre em Informática pela Universidade de Brasília, professor dos cursos de especialização em Sistemas Orientados a Objetos, Engenharia e Desenvolvimento de Software, MBA em Gestão de Projetos e MBA em Governança de TI da Fundação Universa, instrutor oficial da Sun, SAP e RedHat com centenas de horas ministradas para as iniciativas pública e privada e palestrante em inúmeros eventos, congressos e encontros nacionais e internacionais. Já escreveu e editou em revistas e portais de conteúdo técnico especializado.

André Terra

Cofundador da Intacto Engenharia de Sistemas, empresa voltada à inovação e especializada em interatividade para a TV, onde atua como diretor de marketing e comercial. Em 2008 e 2009, apresentou, já em funcionamento, a primeira solução bancária interativa para TV durante o Congresso Internacional de Automação Bancária, o CIAB. Com as soluções Qual Canal e HMA, ganhou em 2011 como projeto inovador mais votado no Expo i9, evento organizado pelo Departamento de Inovação da Rede Globo, em que houve o concurso “O seu talento na Campus Party” uma parceria entre a Futura Networks e a Rede Globo. Os mesmos dois projetos ganharam também o primeiro lugar no Salão de Inovação da RioInfo em 2011.

Bruno Lima

Mestre em Informática pela PUC-Rio na área de TV Digital. Trabalhou mais de 4 anos em projetos que levaram a criação da especificação do padrão brasileiro de TVD. Atualmente, trabalha como Pesquisador e Desenvolvedor na Intacto Engenharia de Sistemas em vários projetos na área de TV Digital Interativa.

Gustavo Gorenstein (Guga Gorenstein)

Guga é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco, tem MBA em Marketing pela FGV e mestrado em Technology Entrepreneurship pela Universidade de Londres, onde pode estudar as novas teorias e frameworks sobre negócios ‘repetíveis e escaláveis’, como Lean Startup, Customer Development, Business modeling, Business Model Canvas, etc. Por vários anos trabalhou em business development na The Coca-Cola Company, antes de entrar no mestrado. Durante a temporada em Londres ganhou, junto com um grupo de amigos, o London Entrepreneur Challenge, foi terceiro lugar no Latin MootCorp e ganhou uma bolsa da London Business School onde pode aprofundar ainda mais seus conhecimentos em novos negócios

Edital

Será lançado no 13º FISL pela ACERP (www.acerp.org.br/) um Edital de estímulo à produção de aplicativos para TV Digital, utilizando o Ginga. O Diretor da ACERP, Caio Leboutte, anunciará os termos do Edital na abertura da Oficina “Ginga e Empreendedorismo”, no dia 26/7, 24h00.

 

Fonte: Portal do Software Público



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload