Sep 06

Em outubro, a TV digital deixa de ser teoria e passa à prática na oferta de serviços públicos. Isso porque a EBC Brasil conduzirá uma ‘prova de conceito’ com 100 famílias de João Pessoa, na Paraíba, beneficiárias do programa social Bolsa Família. Elas vão testar a TV digital como meio de interação e de inclusão social.

Participam da iniciativa ainda, por exemplo, o Banco do Brasil, que já tem aplicações desenvolvidas para fomentar esse relacionamento via o canal TV aberta digital, revelou André Barbosa, durante sua participação na 10ª edição do Rio Info. Ideia é provar que a TV digital é meio de inclusão social e digital e deve ter um plano semelhante ao adotado para a Banda Larga.

Em entrevista à CDTV, do Convergência Digital, André Barbosa, que está à frente da superintendência de Suporte da Emprsa Brasil de Comunicação (EBC), explica que a proposta da ‘prova de conceito’ é entender se as pessoas de menor poder econômico e, na grande maioria, sem acesso à Internet, mas com TVs em seus lares, vão usar a ferramenta da interatividade, se treinadas, para se comunicar com o governo.

“As TVs estão em 98% dos lares e, especialmente, estão em lugares onde a Internet ainda não chegou. A TV digital aberta pode ser a inclusão digital e social que o governo planeja até que a infraestrutura de banda larga possa atingir a demanda desejada”, sinalizou Barbosa. A proposta do executivo é transparente: Ele defende a adoção de um Plano Nacional para a TV Digital, nos mesmos moldes do desenhado para a Banda Larga. “TV digital e banda larga andam numa mesma direção e os dois têm de ser prioridade de governo”, acrescentou.

Para realizar a prova de conceito, o governo vai distribuir conversores – set-top-boxes – que serão adaptados às TVs desses lares selecionados. Haverá também um treinamento para possibilitar o uso correto da interatividade. Iniciativa também terá a participação da TV Brasil. “As TVs públicas são um caminho essencial para fomentar o uso da interatividade”, acrescentou Barbosa. Assista a entrevista concedida pelo executivo à CDTV, do Convergência Digital, durante a 10ª edição do Rio Info.

Fonte: Convergência Digital



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload