Jul 20

Os conversores da TV digital devem vir com Wi-Fi para que se tenha a real convergência de meios, sustentou Veridiana Alimonti, representante do Coletivo Intervozes, ao participar do debate sobre o futuro da Internet, realizado no V Fórum da Internet no Brasil e pré-IGF Brasileiro 2015, realizado pelo CGI.br, em Salvador, na Bahia. Segundo Veridiana Alimmonti, a ‘hora é de pressionar o governo, uma vez que está sendo decidida a compra dos conversores para a limpeza da faixa de 700 Mhz para a oferta do 4G. A representante do Coletivo Intervozes foi além: disse a atual legislação de espectro é obsoleta.

Posição também defendida pelo representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Marcelo Portela Sousa. degundo ele, o espectro está mal utilizado no Brasil. O executivo defendeu uma alocação dinâmica para permitir a existência de redes cognitivas, ideal para a Internet das Coisas. Com relação à conectividade, o secretário da SEPIN, Virgílio Almeida, disse que o ponto-chave é vencer a barreira do custo – tanto do acesso à Internet como dos próprios dispositivos.

“O Governo está trabalhando para a redução dos custos dos equipamentos por meio da diminuição de impostos para quem fabrica equipamentos no País. Eles ainda são caros, mas com mais fabricantes conseguiremos aumentar a competitividade e reduzir o custo”, disse. “É preciso fortalecer a indústria de hardware e software no Brasil”, reiterou o secretário da SEPIN. Além da redução do custo dos serviços, é necessário, na visão de Almeida, criar conteúdo que faça sentido a todas as pessoas. “Muita gente não participa, porque não vê relevância em usar os serviços digitais”, completou.

Fonte: Convergência Digital



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload