Nov 25

Na próxima terça-feira, 25 de novembro, representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estarão no Inatel para apresentar os resultados dos testes de convivência entre as tecnologias LTE e TV Digital, realizados no início deste ano. O objetivo é informar a comunidade acadêmica e profissional, além de instituições parceiras, sobre as conclusões da pesquisa, que utilizou parte da estrutura laboratorial do Instituto.

“Esta apresentação é parte dos compromissos assumidos entre nós da Anatel com o Inatel, como uma forma de dar a satisfação necessária aos recursos utilizados para a manutenção do laboratório utilizado para os referidos testes”, explica o ex-aluno e coordenador de Atribuição e Planejamento do Espectro, Órbita e Radiodifusão da Agência, Tarcísio Bakaus.

Os testes de compatibilidade entre os dois sistemas foram realizados no Instituto nos meses de janeiro e fevereiro e, paralelamente, na cidade de Pirenópolis (GO), onde aconteceram os testes em campo. Os estudos foram conduzidos por uma equipe de técnicos e engenheiros da agência reguladora, com o suporte da equipe de especialistas da instituição e de outras instituições do país como Sociedade Brasileira de Televisão (SET), Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), CPqD, Certlab, Rede Globo, entre outras.

Em linhas gerais, os testes apontaram que as interferências entre os sistemas de TV Digital e LTE em 700 MHz não são suficientes para afetar a disponibilidade dos serviços aos usuários e podem ser evitadas por meio de técnicas de mitigação. Na apresentação, Tarcísio e o agente de Fiscalização Jamilson Ramos, trarão mais detalhes sobre os resultados dos testes e como será o uso da faixa de 700 Mhz.

Esta será a primeira apresentação pública realizada pela Anatel no país. Outras semelhantes aconteceram no Fórum Regional para a Região das Américas da UIT, realizado no Panamá, na XXIV Reunião do Comitê Consultivo II da Comissão Interamericana de Telecomunicações, realizada no México, e, em Brasília, especificamente para a Secretaria Nacional de Telecomunicações do Equador.

A apresentação acontece a partir das 15h30, no Auditório Aureliano Chaves, no campus do Inatel, em Santa Rita do Sapucaí (MG). Logo após será realizada uma apresentação sobre a Gestão de Espectro no Brasil e no Mundo, também conduzida pela Anatel.

Fonte: FNDC



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload