May 30

Saiu nesta segunda-feira, 29/5, na antevéspera de mais um desligamento, a Portaria do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que oficializa o adiamento do ‘apagão’ dos sinais analógicos em Salvador, Fortaleza e Belo Horizonte, além de todos os municípios do interior de São Paulo.

O documento também consolida nesta nova Portaria 2.992/17 o conteúdo das outras quatro que a precederam, daí reafirmar o critério de 93% de domicílios aptos a receber os sinais digitais para permitir o desligamento analógico, bem como discriminar missões do Gired, o grupo de emissoras, teles, Anatel e governo que coordena a transição. Também foram incluídas as normas relacionadas à publicidade sobre o desligamento.

O novo cronograma atende pleito da Seja Digital, a empresa criada pelas operadoras móveis que é na prática o braço operacional da transição digital. Responsável pela distribuição de conversores e antenas para famílias pobres, a Seja Digital pediu mudanças por conta de atrasos na entrega dos equipamentos pelos fornecedores chineses.

Como previsto, está mantido o desligamento dos sinais analógicos em Goiânia e região (29 municípios) para próxima quarta-feira, 31/5. O passo seguinte será Recife e região (14 municípios), em 26/7. Já as regiões de Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral foram empurradas para frente.

Pelo novo cronograma, o desligamento no Ceará (24 municípios) e na Bahia (20 municípios) será em 27/9. Já em Minas Gerais, Belo Horizonte e outras 38 cidades da região terão ‘apagão’ analógico em 8/11. Duas semanas depois será a vez das regiões de Campinas, Franca, Ribeirão Preto, Santos e Vale do Paraíba (130 municípios).

Fonte: Convergência Digital



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload