Jan 30

Faltando 9 meses para o desligamento do sinal analógico de televisão no Distrito Federal, começou a distribuição dos conversores digitais para beneficiários do Bolsa Família residentes na região do entorno de Brasília. A expectativa é entregar 71 mil kits de antena e conversor para que as famílias com televisores mais antigos possam receber o sinal digital de TV.

Conversor

ConversorBeneficiários das cidades goianas de Cristalina, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama, Formosa, Águas Lindas de Goiás e Planaltina já podem agendar a retirada do kit por meio do telefone 147 ou pelo site Você na TV Digital. No local de retirada dos conversores, também é ministrado um curso rápido sobre como instalar os itens no televisor.

Até esta quinta-feira (28), foram feitos 22 mil agendamentos na região. O gestor do projeto de implantação da TV digital, William Zambelli, recomenda que as famílias não deixem a retirada dos equipamentos para a última hora. “É importante que as pessoas busquem o quanto antes estarem preparadas para o desligamento para não terem nenhum imprevisto quando houver o desligamento e ficarem sem TV”, afirma.

DF

No Distrito Federal, a entrega dos conversores vai ser iniciada em julho e o agendamento ainda não está disponível. São 94 mil inscritos no Bolsa Família na capital federal. A entrega dos kits faz parte do processo de desligamento do sinal analógico de televisão, que acontece progressivamente em todo o país até 2018. Um dos requisitos para que as cidades sejam desligadas é que 93% dos domicílios tenham acesso ao sinal digital.

Na segunda-feira (25), o Ministério das Comunicações publicou o novo cronograma do switch off. Em outubro, devem ser desligados Rio Verde (GO), que é o projeto-piloto, Brasília e mais 9 cidades da região do entorno. Outras capitais e regiões metropolitanas passarão pela mudança em 2017 e 2018;

Vantagens

Por meio do kit as televisões mais antigas, como as de tubo, podem receber o sinal digital, que traz mais qualidade de som e imagem, e não correm o risco de ficar sem serviço quando houver o desligamento analógico.

A entrega dos kits e o processo de desligamento são coordenados pela EAD (Entidade Administradora de Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais TV e RTV), que é uma associação entre as operadoras vencedoras do leilão da faixa de 700 MHz, que vai ficar livre com o desligamento analógico e será usada para expandir o serviço de 4G no Brasil.

Calendário

Estas são as datas de início da distribuição dos conversores nas cidades que serão desligadas em outubro:

Em andamento- Cristalina/GO;

28/01/2016 – Luziânia/GO, Santo Antônio do Descoberto/GO, Valparaíso de Goiás/GO e Cidade Ocidental/GO;

1º/02/2016 – Novo Gama/GO e Formosa/GO;

03/02/2016 – Águas Lindas de Goiás/GO e Planaltina/GO;

Junho/2016 – Brasília/DF.

Fonte: Ministério das Comunicações



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload