Oct 02

Com o Brasil já definindo seu cronograma para a migração definitiva para o ISDB-T, a adesão ao padrão nipo-brasileiro cresce no continente americano. O mais novo integrante do clube é Honduras, que trocou o padrão ATSC, dos Estados Unidos, pelo ISDB-T(Integrated Services Digital Broadcasting – Terrestrial). O anúncio formal aconteceu na semana passada, de acordo com informações do Ministério das Comunicações.

Na América Central, Honduras é o terceiro país a escolher o padrão nipo-brasileiro, e o 15º no mundo. Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Costa Rica, Filipinas, e Guatemala já optaram pelo ISDB-T, além de Brasil e Japão. Novas adesões podem estar a caminho, uma vez que El Salvador, Belize e Nicarágua também demonstram interesse pelo padrão nipo-brasileiro, mas ainda não divulgaram qual sistema adotarão – aqui também uma forte disputa com o ATSC, dos Estados Unidos.

Mas um território considerado crucial para a globalização de fato do ISDB-T, a África, continua distante. Apenas um país – Botswana – já declarou oficialmente a sua escolha, os demais- em especial a a Comunidade de Países da África Austral (Sadc) recomendou aos seus 14 integrantes (África do Sul, Angola, Botsuana, Congo, Lesoto, Madagascar, Malawi, Ilhas Maurício, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue) a adoção do sistema europeu – DVB-T, mesmo com a crise financeira que dificulta o apoio financeiro à migração do analógico para o digital.

Aqui no Brasil, até o final de outubro, o ministério das Comunicações planeja ter definido – já com a realização de audiência pública – as cidades que vão, de fato, precisar fazer o apagão da tv analógica em 2015. Isso porque o governo decidiu fazer o leilão de parte da faixa de 700 MHz para a banda larga no primeiro semestre de 2014. Na primeira fase do planejamento já se constatou que será necessário ‘limpar’ a faixa em 724 dos 5560 municípios. Mas o tema é complexo e envolve conflitos entre o setor de radiodifusão e de telecomunicações.

Fonte: Convergência Digital



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload