May 15

A presidenta da Costa Rica, Laura Chinchilla Miranda, e o ministro de Ciência, Tecnologia e Telecomunicações, Alejandro Cruz, assinaram a autorização oficial do Governo para que o canal 13 inicie experimentalmente suas transmissões no novo padrão digital.

“Sinto-me muito satisfeita que a poucos dias de terminar minha gestão possamos anunciar o fechamento do processo do qual participou muita gente. Hoje autorizamos o Canal 13 a dar início às transmissões digitais experimentais no novo padrão”, declarou a presidenta Laura Chinchilla Miranda.

A Costa Rica já adotou um padrão para a nova televisão digital conhecido como ISDB-Tb (nipo-brasileiro), que permite a recepção em dispositivos móveis, ver imagens em alta definição com até 30 quadros por segundo, não requer licenças para cada aparelho, entre outra série de vantagens.

O padrão de televisão digital costarriquenho é conhecido desde 2010. Depois de muitas consultas e processos de verificação, foi editada uma regulamentação, foi criada a comissão mista e se desenvolveu o Plano Diretor de Televisão Digital em 2013.

Com o apoio do Governo japonês, o canal 13 instalou seus equipamentos transmissores adaptados ao novo “padrão país” faz alguns meses, e agora já se encontra totalmente preparado para iniciar os testes de transmissão frente ao “apagão analógico”. Ao menos 11 países latinoamericanos já escolheram o padrão nipo-brasileiro.

Fonte: FNDC



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload