May 24

A defesa de que não se descarte um padrão próprio para rádio digital tem uma aliado de peso: o sucesso da empreitada brasileira no sgmento de TV Digital, que começa a receber o reconhecimento internacional.

“A harmonização de padrões que resultou no que chamamos de padrão nipo-brasileiro, o SBTVD, está a um passo de ser considerado pela UIT o quarto padrão mundial de TV Digital”, afirma André Barbosa. “Nenhum outro padrão derivado do DVB conseguiu isso. O SBTVD já está sendo considerado na UIT um padrão à parte do ISDB-T”.

As inovações brasileiras harmonizadas no sistema ISDB-T foram encaminhadas à UIT no ano passado, com objetivo de buscar o alinhamento do padrão nipo-brasileiro com as resoluções internacionais, bem como a inserção e projeção internacional das pesquisas e inovações brasileiras.

“Assim como o Ginga-NCL já virou recomendação UIT, estamos buscando o mesmo para o padrçao como um todo. O primeiro draft já saiu”, revela Barbosa.

A equipe que trabalhou na especificação do Ginga-J também já se prepara para submeter as inovações do Java DTV à UIT, além dos fóruns de padronização Java de praxe.

Fonte: Convergência Digital



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload