Mar 28

Termina hoje o período de inscrição para a Oficina de TV Digital, que será realizada entre 31 de março e 4 de abril, no laboratório de informática do bloco K da Universidade Católica de Brasília. A oficina é gratuita. As inscrições podem ser feitas no link: http://festivaltaguatinga.com.br/inscricoes/2014/seminario/oficina.

Conheça mais sobre a oficina aqui: http://www.gingadf.com.br/seminario/ii/#

A oficina será ministrada por Watson Odilon, aluno de Mestrado em Comunicação na UCB, pós-graduado em Sistemas Distribuídos pela UnB, trabalha como analista de sistemas do Conselho Federal da OAB, é membro da Associação Cultural Faisca e Coordenador do Grupo Ginga-DF, tem mais de 13 anos de experiência em desenvolvimento de softwares e pelo menos 6 anos em desenvolvimento de aplicativos interativos para TV Digital.

Confira abaixo uma entrevista na qual Watson dá alguns detalhes sobre a oficina e seu assunto principal:

Festival Taguatinga: Muita gente não sabe o que é a TV Digital. Quando alguém te pergunta o que é a TV Digital, o que você costuma responder?

Watson: TV Digital é a melhora na qualidade do som e da imagem, além dessas duas coisas que já fazem muita diferença no assistir televisão, também teremos aplicações interativas, onde o telespectador deixa de ficar numa posição passiva na frente da televisão e passa a interagir através do controle remoto, podendo ver mais informações sobre o programa que está assistindo, isso tudo sem necessidade de estar conectado com a internet, agora se tiver conexão com a internet será possível até responder enquetes.

Festival Taguatinga: Para você, qual a importância da TV Digital?

Watson: Uma das principais que posso dizer é a inclusão social, através da TV Digital as pessoas que não possuem acesso a internet poderão receber pela televisão informações úteis sem sair de casa. O Projeto Brasil 4D realizado na Paraíba com famílias que recebem o Bolsa Família (http://www.gingadf.com.br/blogGinga/?p=2601), foi disponibilizado aplicativos interativos com informações sobre saúde, empregos, informações financeiras, etc, e mostrou que essas famílias conseguiram reduzir despesas.

Festival Taguatinga: Na sua percepção, em quanto tempo os brasileiros encararão a TV Digital como algo do dia a dia, algo que todo mundo usa?

Watson: Isso acontecerá muito rápido, só que para isso acontecer o governo tem que divulgar com campanhas nacionais e apresentar os benefícios que a TV Digital tem.

Festival Taguatinga: Os leigos no assunto podem acreditar que estarão aptos a fazer uma aplicações interativas básica para TV Digital depois da oficina?

Watson: Sem dúvida, após essa oficina todos terão conhecimento suficiente para desenvolverem aplicações básicas utilizando praticamente todas as funções do controle remoto.



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload