May 07

No dia 29/04/2009, a linguagem NCL e seu ambiente de apresentação Ginga-NCL, tecnologias genuinamente nacionais criadas para oferecer interatividade plena em sistemas de TV Digital, foram aprovados como padrão pela Uniao Internacional de Telecomunicações (UIT), órgão de padronização e regulamentação em telecomunicações ligado às Nações Unidas.

A nova Recomendação H.761 “Nested Context Language (NCL) and Ginga-NCL for IPTV Services” define a linguagem NCL como padrão UIT-T para a construção de aplicações multimídia destinadas ao ambiente de TV interativa. Além de definir a linguagem NCL, a recomendação descreve os requisitos para a construção da máquina de apresentação Ginga-NCL, responsável pela exibição e controle de aplicações NCL. NCL e Ginga-NCL são tecnologias de propriedade intelectual da PUC-Rio, resultados de pesquisas realizadas no Laboratório TeleMídia de seu Departamento de Informática, financiadas pela FINEP e RNP a partir das ações estratégicas do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério de Telecomunicações (MC).

Tal esforço de padronização se iniciou há quase dois anos, quando pesquisadores brasileiros presentes às primeiras reuniões do então chamado “focus group on IPTV” foram convidados por delegados japoneses a apresentar a arquitetura Ginga do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre. A partir de então, pesquisadores da PUC-Rio vem participando das delegações brasileiras organizadas pela Anatel, para a defesa da proposta brasileira junto aos delegados da UIT-T no “study group 16 – codificação, sistemas e aplicações multimídia”.

A Recomendação H.761 representa um marco na evolução tecnológica do país, pois trata-se de um documento aprovado a partir de uma proposta integralmente brasileira, descrevendo uma tecnologia genuinamente nacional. Com a padronização, operadores de telecomunicações e radiodifusores de todo o mundo podem adotar uma tecnologia madura e bem definida, de forma interoperável entre os diversos provedores de conteúdo interativo. Fabricantes de receptores DTV podem desenvolver seus produtos seguindo as normas estabelecidas e permitindo sua comercialização para múltiplas redes e múltiplos mercados. Ginga-NCL é o primeiro framework de aplicações multimídia para serviços IPTV aprovado pela UIT-T.

Fonte: Comunidade Ginga



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload