Oct 08

Os integrantes do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital começam a olhar, com atenção, para o trabalho que está sendo feito pelos japoneses no sentido de desenvolver a possibilidade de que a TV digital tenha um canal de retorno para interação dentro do próprio espectro utilizado para entregar o sinal de TV. As mudanças técnicas estão sendo feitas no Japão nesse momento, e permitirão não apenas o retorno, mas também a transmissão de multiprogramação móvel. É uma forma de ampliar as possibilidades de negócio para os radiodifusores que utilizam o sistema.
O governo brasileiro está entusiasmado com essa possibilidade. Segundo o assessor especial da Casa Civil André Barbosa, que acompanha o processo de implantação do SBTVD no País, a possibilidade de usar o canal de retorno na própria faixa facilita as coisas quando se fala em aplicações interativas, ainda que ele reconheça que, em um primeiro momento, se as emissoras de TV fizerem interatividade, precisarão buscar outros canais de retorno. Para o assessor especial, também seria necessário observar a legislação vigente, já que radiodifusão não é telecomunicação. Sobre a possibilidade de multiprogramação móvel, na visão de André Barbosa, o modelo brasileiro hoje impede esse tipo de exploração da faixa, assim como impediria a multiprogramação em caráter comercial. Isso porque o conteúdo para dispositivos móveis precisa ser igual ao conteúdo principal do canal.

Fonte: TELA VIVA

OBS:
Isto já é previsto na TV Digital, daqui a um tempo cada receptor poderá se tornar um potencial emissor de conteúdo, isto está sendo chamado de social TV.

Encontrei esse Paper “Innovation at the Edge: Social TV and Beyond” que fala um pouco sobre Social TV, ele explora também inovações sobre Sistemas de TV, as tendências associadas a Social TV, incluindo Redes Sociais, Personalização, etc….



Gostou? Compartilhe!!!

2 Responses to “Japoneses desenvolvem retorno do ISDB utilizando a própria faixa do canal”

  1. Ronny says:

    Interessante o uso do proprio canal de transmissao como canal de retorno, mas não creio que isso seja possivel com atuais set top boxes.

    Isso iria requerer uma potencia alta do aparelho decodificador.. elevando consumo de energia.

    Acho mais provavel que no Brasil se adote o Wimax ou em um primeiro momento a internet.

  2. Watson Odilon says:

    No CONSEGUI aconteceu uma palestra sobre TV DIgital e foi apresentado o OPEN GINGA e eles estavam utilizando a Internet, também acredito que em um segundo momento o wimax seja utilizado.

preload preload preload