Jun 24

Como parte dos diversos resultados de projetos em TV Interativa fomentados por FINEP, RNP, CAPES e CNPq, o laboratório LINCE da UFSCar desenvolveu WebNCL, uma máquina de apresentação NCL baseada em tecnologias Web.

O lançamento será no próximo dia 18 durante workshop CAPES/PROCAD do projeto xTVD: Explorando Novas Fronteiras na TV Digital Interativa, com a participação de pesquisadores da UFSCar, USP, UNIFACS, UFES, UFBA e UFPE.

WebNCL é uma contribuição à TV interativa no Brasil e demais países com padrões compatíveis ao sistema brasileiro de tv digital, que incorpora em seu middleware a linguagem NCL, concebida pela PUC-Rio.

– WebNCL é executável em quaisquer browsers compatíveis com HTML5 (disponíveis na maioria dos dispositivos atuais). O seu funcionamento já foi verificado em dispositivos iPad, iPhone, tablets e smartphones Android, além dos navegadores Chrome, Firefox e Opera, em sistemas Windows,Linux e Mac OSX.

– WebNCL pode ser embarcada em páginas web, permitindo que aplicações web incorporem facilmente vídeos interativos e outros objetos multimídia mais complexos.

– WebNCL pode ser embarcada como componente de middlewares de DTV, IPTV e Smart TV que possuam suporte a tecnologias web.

– WebNCL facilita a exploração da potencialidade de NCL em suportar múltiplos dispositivos, oferecendo uma implementação portável para diversas plataformas.

– WebNCL facilita a criação de toolkits de autoria de aplicações para TV digital.

– Com WebNCL emissoras de TV podem disponibilizar na web os mesmos programas e comerciais interativos produzidos para broadcasting.

– WebNCL é open source. A partir do dia 18 o código e aplicações demo estarão disponíveis em https://github.com/lince/webncl. Convidamos a comunidade a testar a solução e contribuir com sugestões e relatos de bugs.

Mais Informações:
http://webncl.org/
https://github.com/lince/webncl



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload