Aug 09

Programa infantil “Apolônio e Azulão” apresenta conteúdos educativos de forma leve e convida as crianças a interagirem por meio do controle remoto

Em busca de inovação para a programação, a TV UNESP investe em pesquisas para a produção de programas interativos desde 2013, ano em que participou de uma seleção pública do Ministério das Comunicações e foi contemplada no projeto Ginga.BR.Labs, que faz parte do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento do Padrão Nacional de Interatividade da Televisão Brasileira.

O programa inscrito no projeto foi “Apolônio e Azulão”, produção infantil educativa para crianças de 7 a 10 anos que utiliza bonecos de fantoche para transmitir noções de ciência a partir das experiências do dia a dia, como a importância da água, o processo de plantar, o dia e a noite e as estações do ano. Nos episódios, que duram 15 minutos, o personagem Azulão, uma espécie de bicho de pelúcia ainda criança, dialoga com o professor Apolônio, um cientista, que explica os conceitos com uma linguagem leve e divertida. Durante a narrativa, as crianças são convidadas a interagir por meio do controle remoto da televisão e realizam atividades lúdicas e jogos, embaladas por músicas compostas especialmente para o programa.

A produção do programa envolveu uma equipe multidisciplinar composta por produtores de televisão, designers, programadores, além da equipe operacional envolvida na gravação e edição. A elaboração dos roteiros audiovisuais e dos roteiros das aplicações interativas contou com a consultoria de pedagogos para adequação do conteúdo ao público infantil.

A TV UNESP já produziu 4 programas e pretende ampliar esse número para realizar o lançamento para o público.  Além de “Apolônio e Azulão”, a emissora já produz desde o início de 2014 o telejornal interativo “UNESP Notícias”, que vai ao ar de segunda a sexta às 17h30 (horário de Brasília) e pode ser assistido ao vivo pelo site www.tv.unesp.br.

Sobre a TV UNESP:

A Televisão Universitária UNESP utiliza a comunicação como veículo para promover a cidadania, o conhecimento e o desenvolvimento e, produz programas que se direcionam a diferentes públicos ao mesmo tempo em que cultivam a diferença entre cada um deles.

Para isso, as produções estão divididas em 6 categorias: Arte e Entretenimento; Cultura Regional; Ciência e Educação; Ecologia; Saúde e Bem-estar; Jornalismo.

Os programas apresentam temas pertinentes à sociedade contemporânea que se refletem no dia a dia de cada um de nós, mas nem sempre são abordados em profundidade por outros veículos de comunicação.

Como emissora pública vinculada à UNESP, a TV UNESP contribui para aproximar os estudos promovidos pela universidade à rotina de públicos com diferentes características e aspirações, e desempenha um importante papel nas atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela Universidade Estadual Paulista.

interatividade_unesp

interatividade_unesp1

Fonte: ABTU



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload