May 21

Desenvolvidos com o apoio do Funttel, do Ministério das Comunicações, programas podem ser baixados gratuitamente

A terceira leva de aplicações e componentes de software para TV digital interativa baseada na plataforma Ginga, desenvolvidos pelo CPqD, já está disponível para download pelos interessados. Os programas, que podem ser baixados gratuitamente, são resultado do projeto Serviços Multiplataforma de TV Interativa (SMTVI) do CPqD, que conta com o apoio do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL), do Ministério das Comunicações.

O objetivo desse projeto é contribuir para o fortalecimento da TV digital no país, por meio da oferta  de novos serviços eletrônicos e aplicações interativas à população – e, ao mesmo tempo, estimular o uso desses serviços por pessoas não familiarizadas com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Para isso, o CPqD está colocando à disposição dos interessados não só as aplicações já desenvolvidas para o Ginga – com base nos padrões do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre – como também os códigos dos programas, a documentação, manuais de instalação, ferramenta de autoria e, ainda, uma biblioteca de componentes de software destinada a facilitar o desenvolvimento de outras aplicações para TV interativa, utilizando conceitos de orientação a objetos.

Nesta terceira – e última – fase de entrega, estão disponíveis para download as seguintes aplicações:

    • Inclua Saúde – permite marcar consultas em postos de saúde, para o usuário e seus dependentes, utilizando o controle remoto do aparelho de TV digital interativa.
    • Chat (bate papo) na TV – por meio dessa aplicação, dois usuários podem trocar mensagens instantâneas utilizando a TV interativa. Permite que o usuário crie um perfil com apelido e foto, gerencie sua lista de amigos e envie convites para um amigo fazer parte de sua lista.
    • Comércio na TV – aplicação destinada ao anúncio, busca (por categoria ou palavra-chave) e compra de produtos pela TV interativa. Permite também fazer perguntas ao vendedor e gerenciar créditos para compra de produtos.
    • Jogos – são cinco jogos populares – Damas, Cobrinha, Campo Minado, Fantasmas e Memória -, com regras fáceis e adequados ao uso em TV, pelo controle remoto.

Além desses programas, o CPqD também está colocando à disposição dos interessados uma série de recomendações de usabilidade e de segurança para o desenvolvimento de aplicações  para TV digital interativa baseada em Ginga – sistema que, a partir do ano que vem, deverá equipar boa parte dos novos aparelhos de televisão comercializados no Brasil. Todos podem ser baixados pelos sites do CPqD (www.cpqd.com.br) ou do Ministério das Comunicações (www.mc.gov.br), onde também estão disponíveis as outras aplicações desenvolvidas dentro do projeto SMTVI (Previdência Fácil, Procura Emprego, Notícias, Clima), bem como a biblioteca de componentes de software e a ferramenta de autoria para o desenvolvimento de novos aplicativos em Ginga. Juntos, eles tiveram 1.020 downloads, no período de dois meses.

Sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 35 anos, conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. O Centro hoje possui o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias.

Para baixar os arquivos acesse http://www.cpqd.com.br/component/content/category/346-aplicacoes.html

Siga o CPqD no Twitter: http://twitter.com/cpqd

Fonte: CPqD



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload