Apr 12

Caros amigos da comunidade Ginga,

A boa notícia é que na semana passada foram aprovadas em consulta pública as Normas para o Ginga-J e sobre a definição das monomídias do Ginga. Agregadas ao padrão Ginga-NCL, aprovado desde 2007, agora o Ginga está COMPLETO, tanto para dispositivos fixos e móveis, quanto para dispositivos portáteis.

Alguns produtos Ginga já começam a sair no mercado e em breve outros deverão surgir. Infelizmente, não existe ainda uma certificação para tais produtos, o que deixa nós, os consumidores, apreensivos. Como parcela mais envolvida da sociedade nesse processo, nossa responsabilidade aumenta. Temos de ficar atentos para que os produtos do mercado sejam CONFORME às normas aprovadas. Não podemos deixar, DE FORMA ALGUMA, que haja uma INVERSÃO no processo, ou seja, que a Normas sejam adaptadas aos produtos. Vai haver essa pressão e temos de ficar atentos. Cabe a nós não deixarmos isso acontecer. Os produtos é que têm de ser conformes às Normas já aprovadas.

Vamos continuar a desenvolver nossas aplicações seguindo às Normas e exigir que os “produtos Ginga” lançados sejam capazes de as executarem corretamente. Não vamos cair na tentação de fazer aplicações que executem em algumas plataformas e em outras não. Se a aplicação está conforme a Norma, tem de executar em qualquer plataforma. Vamos denunciar quando isso não acontecer. Só assim estaremos protegendo o consumidor, garantindo a tecnologia desenvolvida no Brasil, garantindo os inúmeros empregos já gerados e exercendo nosso papel de cidadão.

Que a aprovação pública da interatividade no Sistema Brasileiro de TV Digital nos traga alegrias e sucesso, de fato.

Abraços em todos,

Prof. Luiz Fernando

Fonte: Comunidade Ginga



Gostou? Compartilhe!!!

Comments are closed.

preload preload preload