May 31

As capitais Fortaleza, Natal, Recife, Maceió, Boa Vista, Rio Branco e Macapá, além de mais 67 cidades, poderão ter rede 4G na faixa de 700 MHz antes mesmo do desligamento do sinal analógico da TV aberta. A decisão do Gired (grupo de implantação da digitalização), em reunião realizada nesta terça-feira, 30, se baseia na disponibilidade da frequência nesses municípios.

De acordo com a Anatel, os municípios da lista devem agora entrar em um período de mitigação preventiva de interferências, no qual a população será informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta. Ocorrendo a suspeita de interferência, a população poderá contatar o site da TV Perfeita, que atuará em caso de possíveis interferências de sinal. Até o momento não foi confirmada nenhuma interferência da banda larga móvel operando na faixa de 700 MHz na TV aberta nos municípios onde já ocorre a convivência dos serviços.

Este período de mitigação, anterior à entrada em operação da banda larga móvel nos municípios, dura em média 30 dias, mas pode apresentar variações de acordo com a especificidade técnica de cada localidade. Após o termino deste processo, a Anatel permitirá que a banda larga móvel na faixa de 700 MHz entre em operação nestas localidades.

Apenas em Recife e Maceió há ainda a necessidade alteração de canais de radiodifusão para o início do processo de mitigação. Nas demais cidades, o período de mitigação preventiva já pode ser iniciado.

Veja aqui a lista completa das cidades.

Fonte: Tela Viva 



Gostou? Compartilhe!!!

Leave a Reply

*

preload preload preload