nov 06


GingaMobile: O que é?

GingaMobile é uma implementação protótipo do middleware Ginga, adotado como padrão no Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), para dispositivos móveis baseados na plataforma Android realizada pelo Laboratório de Pesquisa em Redes e Multimídia (LPRM) da Universidade Federal do Espírito Santo.

Por quê?

Assistir televisão em dispositivos portáteis, em especial smartphones, é uma aplicação em potencial crescimento. Em alguns países, por exemplo no Japão, os usuários têm assistido mais televisão nos seus dispositivos portáteis do que nas próprias casas. Hoje já existem no Brasil dispositivos portáteis que permitem a recepção do sinal de TV digital. No entanto, poucos fabricantes têm equipado seus dispositivos com o Ginga, middleware adotado como padrão de interatividade pelo SBTVD.

Acreditamos que dispositivos móveis e portáteis tendem a ser um modelo interessante para TVD interativa, pela própria característica dos aplicativos interativos com os quais os usuários já estão acostumados, mas também devido a popularidade e a adoção massiva ocorrida nos últimos anos. Por estas razões, é preciso desenvolver middleware(s) em dispositivos portáteis para sistemas abertos para serem amplamente estudados pela comunidade acadêmica, mas também permitindo que desenvolvedores independentes e interessados possam contribuir livremente.

Por se tratar de uma plataforma de código aberto e não vinculada à algum fabricante específico, o sistema Android foi escolhido como plataforma para implementar este protótipo de modo a permitir a execução de conteúdo multimidia interativo, i.e., executar aplicações NCL para esta classe de dispositivos, bem como efetuar avaliações de desempenho preliminares do protótipo sobre a plataforma.

Para maior entendimento do projeto e de objetivos já alcançados, recomendamos a leitura do seguinte artigo:

PDF “Ginga-NCL em Dispositivos Portáteis: Uma Implementação para a Plataforma Android”
G. Daher, G. Nogueira, F. Fabris, G. Comarela, M. Martinello, J. Gonçalves
Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web – Webmedia 2010

Limitações

Por ser um protótipo, esta implementação não contempla todas as funcionalidades previstas pelas normas do SBTVD. Em particular, é preciso ressaltar que a máquina de apresentação Lua ainda não está implementada e que transições não são suportadas.

No entanto, aplicações puramente NCL são suportadas e algumas aplicações de exemplo serão disponibilizadas para download em breve.

Download

Para baixar os arquivos, é solicitado que preencha um formulário, para que saibam o interesse das pessoas neste trabalho. Os links para download encontram-se logo após o formulário que pode ser baixado no seguinte endereço https://gingamobile.lprm.inf.ufes.br/.

2 Responses to “GingaMobile: implementação do Ginga para Android, desenvolvido pela UFES”

  1. marco disse:

    el link no funciona, podrias subirlo de nuevo

  2. Watson Odilon disse:

    Perdón por la demora, si es necesario, que link no funciona?

    ¿Para descargar?

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